• Home
  • Volta Redonda
  • Alunos de escola estadual de Volta Redonda ganham reconhecimento por projeto de ecobarreira

Alunos de escola estadual de Volta Redonda ganham reconhecimento por projeto de ecobarreira

Uma solução prática para enfrentar grandes desafios ambientais. Foi assim que oito estudantes e duas professoras do Colégio Estadual Rio Grande do Norte, em Volta Redonda, no Sul Fluminense, foram premiados com o reconhecimento da Shell NXplorers – Programa de Educação Científica por terem implementado o trabalho ‘Ecobarreira: protegendo o Córrego Cachoeirinha’. A iniciativa pedagógica tem o objetivo de manter o rio limpo, coletando o lixo para evitar futuros alagamentos na região.

– Este prêmio é uma conquista enorme para todos nós. No ano passado, batemos na trave com esse mesmo time. Agora, nosso trabalho está sendo reconhecido e vamos conseguir impactar positivamente a comunidade escolar em que estamos inseridos – afirmou Flávia Fernanda Ferreira, professora de Química, responsável por comandar o projeto na escola.

Para Guilherme Borges, de 17 anos, da 3ª série do Ensino Médio, o reconhecimento é fruto de um trabalho em equipe.

– É uma conquista de extrema importância para a minha vida escolar. É algo que irei levar no meu currículo e vai me ajudar bastante quando terminar esta fase. Além do mais, acredito que iniciativas como essa são necessárias e devem ser repetidas, para termos um mundo melhor e sustentável – disse o jovem, que sonha em fazer Engenheira de Produção, Mecânica e Ambiental.

Além do C.E. Rio Grande do Norte, outras duas unidades escolares foram reconhecidas: os colégios estaduais Embaixador Raul Fernandes, em Vassouras, e Praia do Siqueira, em Cabo Frio.

Ecobarreiras

A maioria das ecobarreiras é construída com materiais simples e de fácil manutenção, como galões de água, bombonas e redes. Ainda assim, essas estruturas retêm volumes enormes de resíduos, promovendo resultados surpreendentes se comparados a outras ações sustentáveis.

Em algumas regiões do Brasil, dependendo de sua localidade, as barreiras impedem também que toda essa quantidade de lixo avance para o mar, com destaque para os resíduos plásticos, campeões da poluição oceânica.

Saiba o que é a iniciativa Shell NXplorers

O Programa Shell NXplorer consiste em encontrar maneiras para entender melhor os problemas do mundo. A iniciativa possibilita que os estudantes desenvolvam metodologias que visam diminuir os impactos do aquecimento global e da ação do homem no entorno das suas comunidades.

Esta proposta pedagógica é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) e a Shell. Em 2024, foram 77 projetos inscritos e 57 escolas. A iniciativa foi implementada em 2017.

– É de suma importância que as nossas escolas realizem atividades pedagógicas que tenham foco no futuro do planeta e que contribuam efetivamente para formar cidadãos conscientes. Se cada um fizer a sua parte, já ajudaremos muito na preservação do meio ambiente para as futuras gerações – destacou a secretária de Estado Educação, Roberta Barreto.

Fotos: Ana Cabral / divulgação Seeduc-RJ

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Projeto Ballet Educação abre inscrições para 60 vagas em Volta Redonda

O projeto Ballet Educação – desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda…

Univassouras é contemplada no XII Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos – Univassouras

A cerimônia de premiação do XII Prêmio Crea-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, foi realizada…

homem é preso por tentativa de homicídio em Amparo – Informa Cidade

Um homem de 46 anos foi preso por tentativa de homicídio no início da noite…