O senador e futuro líder do PT na Casa, Rogério Carvalho (SE), disse à CNN nesta quinta-feira (19) que o pacote fiscal acaba com argumentos do descontrole do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas contas públicas.
“Esse pacote acaba com os argumentos do descontrole do governo. Nós vamos ter uma gestão pública e um governo que fez reforma tributária, que definiu uma nova regra fiscal e que organiza as despesas que são despesas correntes, despesas que crescem vegetativamente, para crescerem de uma maneira que possa se enquadrar dentro do arcabouço fiscal“, disse Carvalho ao CNN 360º (segunda a sexta-feira, às 15h).
O parlamentar também destacou que medidas que combatem as desonerações que comprometam a arrecadação do governo ou evitam o déficit fiscal são “muito importantes” para o equilíbrio das contas públicas.
Para o senador, esse equilíbrio pode impactar na “valorização exacerbada” do dólar. A moeda atingiu o patamar histórico de R$ 6,26 na última quarta-feira (18).
Carvalho também afirma que o déficit permanece por conta das desonerações e dos precatórios de governos anteriores. “Precisamos dar mais essa demonstração de que o país e o governo estão dispostos a resolver essa questão fiscal”, adiciona.
Carvalho vai assumir a bancada do PT no Senado em 2025 substituindo Beto Fato (BA).
Pacote fiscal
A proposta de emenda à Constituição (PEC) que compõe o pacote de corte de gastos do governo foi aprovada na Câmara nesta quinta.
Foram 348 votos favoráveis e 146 contrários na votação em segundo turno. Na primeira etapa, o texto foi aprovado por 344 votos a 154 e duas abstenções.
Proposta, agora, seguirá para a análise do Senado.