Vassouras sediou a I A Conferência Municipal do Meio Ambiente, realizada na última sexta-feira (24), no Palco Cultural. A Conferência Municipal do Meio Ambiente é um espaço democrático e participativo que reúne representantes de diversos setores da sociedade, incluindo autoridades públicas, instituições de ensino, organizações não governamentais, empresas e a população em geral, para debater temas relacionados ao meio ambiente.
A convite da Secretaria do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vassouras, a Universidade de Vassouras teve um papel de destaque na conferência. Representada pela Pró-Reitora Administrativa Alyne Rivelo, egressa do Programa de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, a instituição reforçou seu compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. A condução dos trabalhos ficou a cargo da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Nikole Fraguas, também egressa do Mestrado, evidenciando a importância da formação acadêmica para o fortalecimento das políticas públicas locais.
A mesa-redonda, que abordou temas como mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental, contou com a participação da aluna do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, Berenice Altiara.
A conferência contou ainda com o suporte técnico oferecido pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária, bem como o apoio e participação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Capacitação Profissional da Universidade de Vassouras, representada pelos egressos do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais, Ana Carolina do Carmo e Leonardo Feijó.
O evento reuniu servidores municipais, o vice-prefeito Cassinho, representantes do Legislativo, instituições de ensino, Corpo de Bombeiros, EMATER, INEA, Comitê Guandu e membros da sociedade civil. Juntos, os participantes debateram temas cruciais relacionados às mudanças climáticas e aprovaram propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual do Meio Ambiente. Essas propostas têm o potencial de se transformar em políticas públicas que beneficiarão não apenas Vassouras, mas toda a região.
A Pró-Reitora de Pós-Graduação e Capacitação Profissional da Universidade de Vassouras, Cristiane Siqueira, expressou sua opinião sobre a importância da pós-graduação.“A formação avançada é fundamental para capacitar profissionais que possam atuar de forma eficaz nas questões ambientais e políticas públicas. É gratificante ver nossos egressos assumindo funções de liderança”, afirmou.
O reitor da Universidade de Vassouras, Marco Antonio Soares de Souza, celebrou com grande orgulho a participação da instituição na I Conferência Municipal do Meio Ambiente. Ainda afirmou: “A forte integração entre ensino, pesquisa e extensão é um diferencial da nossa universidade, e a parceria com o Comitê Guandu, além do suporte técnico e acadêmico de nossas pró-reitorias, evidencia o papel do conhecimento na transformação social. Soares finalizou seu depoimento: “Parabenizo todos os envolvidos e reafirmo o compromisso da Universidade de Vassouras em seguir como um polo de conhecimento e inovação, contribuindo ativamente para a construção de um futuro mais sustentável”.