PM apreende 116 fuzis somente nos primeiros 45 dias de 2025


A Polícia Militar atingiu a marca de 116 fuzis apreendidos no estado somente nos primeiros 45 dias de 2025. O número representa uma média de mais de dois armamentos retirados das ruas por dia.

Segundo a corporação, a apreensão mais recente aconteceu no Complexo da Pedreira, em Costa Barros, Zona Norte, durante ação para reprimir as guerras territoriais entre facções rivais que atuam na região. O armamento estava escondido atrás de uma parede falsa, dentro de um imóvel na comunidade. Além dos cinco fuzis, os PMs também apreenderam no local, duas granadas.

Conforme dados da Subsecretaria de Inteligência da Secretaria de Polícia Militar, 90% dessas armas são fabricadas em outros países e chegam ao Rio desmontadas. As partes são montadas por armeiros aliados às organizações criminosas.

Em seguida, os fuzis servem aos grupos nas disputas territoriais em diferentes pontos da Região Metropolitana. Para o governador Cláudio Castro, é necessário que haja uma maior cooperação dos órgãos federais para que esses armamentos não cheguem ao Rio.

“Ao mesmo tempo em que parabenizo nossos policiais por tirarem tantos fuzis de circulação, reforço a necessidade da cooperação federal para impedir que esse armamento pesado entre no nosso estado. Não podemos permitir que armas de guerra continuem circulando no Rio, mutilando e tirando a vida de moradores inocentes e dos nossos policiais”, disse Castro.

Número histórico

No ano passado, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), o Rio de Janeiro alcançou uma marca histórica ao acumular a apreensão de 732 fuzis, uma média de dois armamentos retirado das ruas por dia. O número foi 20% maior que o registrado no ano anterior, em 2023, além de ser o maior da série histórica, iniciada em 2007.



Source link