Peixão pode se tornar o 1º traficante indiciado por terrorismo no Brasil


Álvaro Malaquias Santa Rosa, o ‘Peixão’, pode ser o primeiro traficante indiciado por terrorismo no Brasil. Ele é o líder da facção Terceiro Comando Puro (TCP), que comanda o tráfico de drogas das comunidades que formam o Complexo de Israel, na Zona Norte, seu principal reduto.

‘Peixão’ passou a ser investigado por este tipo de crime em outubro de 2024, quando a Polícia Civil instaurou um inquérito após um tiroteio na Avenida Brasil terminar com três inocentes mortos. Na ocasião, a Polícia Militar afirmou que criminosos comandados por ‘Peixão’ teriam recebido ordens para atirar contra motoristas e passageiros na Avenida Brasil. O objetivo era tirar o foco dos PMs envolvidos em uma operação no Complexo de Israel. A estratégia dos traficantes fez a PM recuar.

Publicidade

Na última quarta-feira, Peixão voltou a promover terror na população. Ele planejava invadir a comunidade do Quitungo, em Brás de Pina, na Zona Norte, para tomar o controle de uma área dominada pelo Comando Vermelho (CV), facção rival do TCP. A informação foi confirmada pelo secretário de Segurança do Rio, Victor Santos. Por isso, uma operação emergencial foi realizada na região com o objetivo de evitar um ‘banho de sangue’.
Durante ação policial para evitar a invasão, o caos se espalhou pelas principais vias da cidade. A Avenida Brasil e a Linha Vermelha foram completamente interditadas por mais de 30 minutos nos dois sentidos, levando motoristas em pânico a abandonarem seus veículos e se jogarem entre os carros em busca de proteção.

Quatro pessoas ficaram feridas, sendo duas por estilhaços e as outras duas baleadas. O confronto foi tão violento que um helicóptero da PM foi alvejado em pleno voo, obrigando a tripulação a realizar um pouso forçado.

The post Peixão pode se tornar o 1º traficante indiciado por terrorismo no Brasil appeared first on Tribuna Sul Fluminense.

Source link