O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, confirmaram a capital fluminense como cidade-sede do próximo encontro de líderes dos Brics.
O anúncio foi feito neste sábado (15) em uma publicação de Paes nas redes sociais.
O evento está marcado para os dias 6 e 7 julho deste ano.
Segundo o chanceler, o anúncio foi autorizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). São esperados chefes de Estado dos 20 países que integram o Brics, entre membros e parceiros.
“Vamos tomar decisões muito importantes para o desenvolvimento de todos os países, para a cooperação e para a melhoria da condição de vida de todos os habitantes desses países. Mais uma vez o Rio de Janeiro será palco de uma importantíssima reunião internacional”, afirmou Mauro Vieira.
AGORA É OFICIAL! BRICS NO RIO!
Obrigado presidente @LulaOficial e ministro Mauro Vieira!
Estamos muito orgulhosos de receber esse grande encontro em nome de todos os brasileiros e brasileiras! pic.twitter.com/n6n5a5M4Um— Eduardo Paes (@eduardopaes) February 15, 2025
Eduardo Paes vinha na campanha para que a cidade sediasse o evento desde o ano passado.
“A gente se sente muito orgulho de representar todos os brasileiros com as nossas belezas da nossa cidade e com os seus desafios. Ninguém aqui é inocente, nem ingênuo, mas é uma cidade muito especial e que a gente tem muito orgulho”, afirmou Paes.
O Brasil assumiu a presidência rotativa do bloco em 2025. Os Brics, sigla formada pelas iniciais de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, representam as principais economias emergentes do mundo.