Tencent e Baidu integram DeepSeek a ferramentas de pesquisa

A Tencent disse neste domingo (16) que seu aplicativo de mensagens Weixin (0700.HK), o maior da China, está permitindo que alguns usuários pesquisem por meio do modelo de inteligência artificial do DeepSeek, enquanto as empresas correm para se unir à startup de IA.

Em uma verificação beta, o Weixin está testando o acesso ao DeepSeek para pesquisas, disse a Tencent em um comunicado à Reuters.

A mudança da gigante chinesa de tecnologia é notável, pois a integração do DeepSeek traz uma plataforma de IA externa, enquanto as empresas de tecnologia competem ferozmente no desenvolvimento da IA ​​mais avançada.

O Weixin utiliza o modelo de linguagem Hunyuan, desenvolvido pela Tencent, para aprimorar sua busca com inteligência artificial, conforme informou um porta-voz.

A Tencent está explorando a integração de vários produtos com o DeepSeek, incluindo o Tencent Cloud AI Code Assistant e o Tencent Yuanbao, outro aplicativo de assistente de IA, disse uma pessoa com conhecimento do assunto.

O DeepSeek está sendo testado pelo Weixin, que atende usuários domésticos, não por seu aplicativo irmão WeChat, que tem como alvo usuários estrangeiros. Os dois tinham um total combinado de 1,38 bilhão de usuários no final de setembro.

Em um anúncio separado, a Baidu afirmou que conectaria totalmente seu mecanismo de busca ao DeepSeek, bem como seu modelo proprietário de linguagem grande Ernie.

No mês passado, o DeepSeek virou o mundo da tecnologia ​​de cabeça para baixo, lançando um assistente de IA gratuito que, segundo ele, usa menos dados a uma fração do custo dos serviços tradicionais. Ele rapidamente ultrapassou o rival americano ChatGPT em downloads da App Store da Apple.

Entre as empresas chinesas que buscam capitalizar o potencial avanço do DeepSeek, a montadora Great Wall Motor e os principais provedores de telecomunicações estão integrando o modelo de IA lançado pelo DeepSeek em suas ofertas.

Microsoft investirá US$ 3 bi na Índia em expansão de IA e nuvem

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia