As autoridades implementam medidas de segurança abrangentes, já que o Paquistão está pronto para sediar seu primeiro evento de críquete multinacional em quase 30 anos, quando o ICC Champions Trophy começar na quarta-feira (19).
A nação do sul da Ásia espera apagar as preocupações de instabilidade no país e restaurar a confiança nele como um destino de turismo e investimento.
Para o Champions Trophy, a polícia em Lahore, Karachi e as cidades de Rawalpindi e Islamabad mobilizou mais de 20.000 tropas, incluindo atiradores em telhados ao longo das principais rotas. Hotéis onde os jogadores ficarão, estádios e aeroportos serão fortemente protegidos, assim como as estradas que conectam esses locais.
A polícia disse que fornecerá segurança “de ferro” para jogadores e torcedores.
As forças de segurança de Punjab disseram que atualizaram os sistemas de vigilância e instalaram cerca de 10.000 câmeras de reconhecimento facial alimentadas por IA e câmeras CCTV adicionais nas duas cidades.
A polícia de Karachi disse que criou uma unidade SWAT adicional para responder a emergências e conduziu operações de inteligência preventiva para identificar ameaças potenciais.
O oficial sênior da polícia, um Inspetor Geral Adjunto (DIG) que é responsável pela segurança, Maqsood Ahmed, disse em Karachi que mais de 5.000 policiais estavam sendo mobilizados e ao lado de outras agências de aplicação da lei como Rangers e exército do Paquistão para cobrir as emergências como uma força de reação secundária.
Ele disse que eles estabeleceram quatro centros de comando e controle dentro e fora do estádio, juntamente com um ônibus de comando e controle móvel que cuidaria de todos os arranjos de segurança fora do estádio.
Ahmed também afirmou que eles melhoraram o plano de tráfego para evitar qualquer engarrafamento na cidade, o que os moradores reconheceram.