O Volta Redonda pode conquistar na noite deste sábado (22) a tradicional Taça Guanabara, título que consolida o vencedor da fase de grupos do Campeonato Carioca. Em segundo lugar na competição, o Tricolor de Aço, no entanto, precisa secar o Flamengo, líder do campeonato, com os mesmos 20 pontos. Para o Voltaço se sagrar campeão, precisa vencer o Boavista fora de casa, às 19h, e torcer para uma derrota do Rubro-Negro diante do Maricá, no mesmo horário, no Maracanã.
Um empate do tricolor e uma derrota do Flamengo também dá o título ao Volta Redonda. O desafio é difícil, já que o Flamengo de Filipe Luís, que possui o elenco mais caro de toda a América, está embalado neste início de temporada, com resultados consistentes, com o time jogando um futebol bonito e aplicando goleadas nos adversários. O vice-líder Volta Redonda tem o mesmo número de vitórias e de pontos, mas é praticamente impossível alcançar o Rubro-Negro no saldo de gols (diferença é de 12).
Flamengo e Volta Redonda são os dois únicos classificados para as semifinais do Carioca. As outras duas vagas são disputadas por Vasco, Botafogo, Fluminense, Madureira, Sampaio Corrêa e Nova Iguaçu.