Volta Redonda: construção de laboratório da Farmácia Viva entra na etapa final

Novo espaço na FBG vai atender ao programa da Secretaria de Saúde, que atua com beneficiamento de plantas medicinais, envolvimento da agricultura local e produção de remédios fitoterápicos para usuários da rede pública

O novo laboratório do programa Farmácia Viva, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Volta Redonda, está com as obras praticamente concluídas, faltando apenas ajustes finais. O espaço, localizado na sede da Fundação Beatriz Gama (FBG), no bairro Retiro, contará com beneficiamento de plantas medicinais, envolvimento da agricultura local e produção de remédios fitoterápicos para atender usuários da rede pública de saúde.

Com cerca de R$ 150 mil em investimentos, a obra envolveu a construção de uma nova calçada e uma nova cobertura de acesso; instalação de novos revestimentos cerâmicos, novo forro de gesso, novas portas e janelas, novas telas para as janelas; revisão das instalações hidráulicas e elétricas existentes; pintura das paredes internas e externas; e pintura de portas e grades existentes.

Depois de pronta, a Farmácia Viva contará com uma área de 273 m², incluindo recepção; sala administrativa; salas para recebimento das plantas medicinais, processamento de fitoterápicos, armazenamento/quarentena, controle de qualidade, preparação e paramentação; além de área de dispensação, vestiários, sanitários e dois depósitos de material de limpeza.

“O mobiliário já foi comprado, e logo poderemos inaugurar esse espaço tão importante no desenvolvimento da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares ao SUS (Sistema Único de Saúde), por meio do Arranjo Produtivo Local em Plantas Medicinais. Com isso, a capacidade de produção esperada será de 2 mil sachês/ano de cada espécie”, explicou Fabíola Angelita Martins, coordenadora da Área Técnica de Práticas Integrativas da SMS.

Com a obra concluída, o município garantirá o acesso dos usuários do SUS a fitoterápicos de qualidade, seguros e eficazes, conforme recomendado pela Política e pelo Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Farmácia Viva

A Farmácia Viva é um modelo de farmácia que inclui desde o beneficiamento da planta medicinal, envolvendo a cadeia produtiva com a agricultura local, até o produto final, que é o fitoterápico, medicamento feito com plantas medicinais. O público-alvo é formado por usuários do SUS, por meio da Atenção Primária. O laboratório de beneficiamento será na Fundação Beatriz Gama, e a dispensação ocorrerá nas farmácias das unidades de saúde.

“Além do novo laboratório, Volta Redonda também será beneficiada com recursos federais para plantas medicinais, cerca de R$ 130 mil, com base na Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O programa já beneficia a população e vai poder ajudar muito mais, principalmente quem mais precisa”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Márcia Cury.

Foto de divulgação.
Secom/PMVR

Pin It

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia