Tribunal de Justiça anula condenação do ex-vereador Temponi – Informa Cidade

A 6ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) decidiu, por unanimidade, anular a condenação imposta ao ex-vereador Vander Temponi, de Volta Redonda, em abril do ano passado. A decisão foi tomada pelos três desembargadores. O Ministério Público ainda pode recorrer.

Temponi, que não conseguiu se reeleger em 2024, foi condenado a 25 anos de prisão pela 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa do Rio de Janeiro pelos crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. “O fato, segundo a acusação, seria a suposta existência de um esquema de rachadinha no gabinete dele na Câmara de Volta Redonda. Nós entramos com recurso à sentença e os desembargadores, entenderam não existir prova de que o fato narrado pelo Ministério Público não era criminoso”, explicou o advogado Márcio Delambert, ressaltando que os então assessores de Temponi também foram absolvidos.

Ele ainda considerou excessiva a pena imposta ao então parlamentar. “E, sobretudo, rechaçamos esta acusação de prática criminosa da qual estava sendo acusado pelo Ministério Público”, acrescentou o advogado. Segundo ele, a decisão do TJRJ ainda vai ser publicada.

Temponi também chegou a ser condenado à perda do mandato, mas permaneceu no cargo até o fim do período legislativo. O ex-vereador atua hoje como assessor legislativo do governo municipal. (Foto: Arquivo)



Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia