Castro: Segurança pública é responsabilidade de todos, não de um ente só

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), disse nesta sexta-feira (4) que a “segurança pública é responsabilidade de todos”, se referindo à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da ADPF das Favelas.  

“Segurança pública hoje se faz com integração, não adianta mais jogar a culpa em um ente só, porque se for isso, vamos lá: R$ 16 bilhões de gastos por ano. Se fosse isso o estado já teria feito a sua parte e isso não é a realidade, tem muito para ser feito ainda”, disse Castro.

O Supremo decidiu na quinta-feira (3) que o governo estadual deve elaborar um plano para retomar os territórios que estejam sob controle de organizações criminosas, além de apresentar dados mais transparentes sobre as operações policiais que desencadeiem mortes.

Durante sua fala, o governador afirmou que a segurança pública exige a integração de todas as esferas de governo – federal, estadual e municipal – para ser eficaz.

 “A decisão ontem falou o que eu venho falando há dois anos. Aquilo que o pessoal falava que é oriundo da ideia da Constituição de 1988, de que segurança pública é responsabilidade do Estado, isso já não se configura na natureza criminosa de hoje. A segurança pública é responsabilidade de todos”, afirmou Castro.

 

O governador ainda se mostrou satisfeito com a decisão do STF e afirmou que as comunidades periféricas precisam da mesma atenção que os outros bairros do Rio de Janeiro. 

“Temos que evoluir para um processo de segurança pública em que essas comunidades tenham o mesmo tratamento de todas as outras regiões da cidade e do estado. Não é razoável que as pessoas vivam uma situação de guerra na sua porta todos os dias”, concluiu.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia