A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, se reuniu na quinta-feira (3) com a atriz e ativista humanitária Angelia Jolie.
Segundo a ministra, as duas falaram sobre o apoio aos povos indígenas brasileiros e as ações do governo brasileiro sobre o tema.
No encontro, a ministra presenteou a atriz com um colar de sementes consideradas sagradas para o povo Guajajara. Ela publicou, em suas redes sociais, fotos e vídeos da reunião com Jolie.
“Ontem conheci a atriz e aliada da luta pelo meio ambiente e direitos humanos, Angelina Jolie. Falamos sobre o papel que o mundo pode cumprir no apoio aos povos indígenas brasileiros, a importância da defesa dos territórios demarcados e apresentei algumas iniciativas do poder público brasileiro, como os Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTAs)”, afirmou Guajajara.
Jolie foi por cerca de 20 anos embaixadora das Nações Unidas e participou de diversas missões como enviada especial.
Em sua visita ao Brasil nesta semana, a atriz também teve encontro na quarta-feira (2) com o cacique Raoni, líder do povo Kayapó e maior liderança indígena do país. Ela visitou a aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, na região do Xingu em Mato Grosso.
“Ela teve a oportunidade de conhecer um território indígena e mais da cultura dos povos indígenas no Brasil. Esse é um esforço importante da comunidade internacional de reconhecimento que a sobrevivência e construção de um futuro possível para o mundo passa pela luta dos povos indígenas. Agradeço a visita, Angelina. Será sempre bem-vinda no Brasil”, disse Guajajara.
No Xingu, Jolie teve conversas com lideranças locais, além de conhecer de perto a cultura indígena e os desafios enfrentados pela comunidade, como o desmatamento e o garimpo ilegal.
O Parque Nacional Indígena do Xingu ocupa área de mais de 2,6 milhões de hectares, em uma zona de transição entre o Cerrado e a Amazônia. Na área, vivem mais de 5,5 mil indígenas de diferentes etnias e territórios.