Centro Oportunizar, na Vila Santa Cecília, ganha unidade de Telecentro em parceria com a Secretaria de Assistência Social
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio de parceria entre a Secretaria da Juventude (Sejuv) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), inaugurou na manhã desta segunda-feira,14, a unidade de Telecentro no Centro Oportunizar, localizado na Vila Santa Cecília (Rua 16, nº 245). O espaço passa a integrar a rede do Projeto de Inclusão Digital e Qualificação Juvenil, que já funciona nos 33 Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e em outros três Centros de Convivência da cidade.
Voltado para jovens de 15 a 29 anos, o projeto oferece formação gratuita em informática básica e intermediária, com foco em ferramentas do Pacote Office (Word, Excel e PowerPoint), além de atividades práticas que estimulam o uso da tecnologia no dia a dia e no ambiente profissional.
O novo polo, instalado em uma área central e de fácil acesso, tem como diferencial a capacidade de atender jovens de toda a cidade, fortalecendo a inclusão digital e social. As aulas no Centro Oportunizar acontecerão duas vezes por semana, sempre às segundas e quartas-feiras, em quatro horários diferentes: 8h30 às 10h, 10h às 11h30, 14h às 15h30 e 15h30 às 17h.
O secretário da Juventude de Volta Redonda, Munir Francisco Filho, afirmou que a expansão do projeto representa um avanço importante na construção de oportunidades para os jovens de Volta Redonda.
“O Telecentro no Centro Oportunizar é uma conquista coletiva. Queremos garantir que os jovens estejam preparados para os desafios do mercado e conectados com as novas tecnologias. A informática é primordial para inserção no mercado de trabalho”, reforçou Munir Filho, lembrando que o Centro Oportunizar está aberto durante toda a semana para outros serviços e cursos como elaboração de currículos, por exemplo.
O subsecretário da Sejuv, Serginho Loureiro, também falou com os jovens que compõem a primeira turma de Inclusão Digital do Centro Oportunizar e tiveram a aula inaugural nesta segunda-feira. “Sejam bem-vindos a esse espaço, que foi reformado e ganhou novos computadores para melhor receber vocês. O Centro Oportunizar é um dos projetos da Sevuj que é formada por uma equipe jovem para pensar políticas públicas para os jovens”, disse.
A coordenadora de Inclusão Digital da Smas, Cláudia Villar, também participou da cerimônia de inauguração da nova unidade de Telecentro. “Aproveitem a oportunidade. O curso de inclusão digital tem certificado e pode ser colocado no currículo”, disse, apresentando a professora Daniele, que dará o curso no Centro Oportunizar.
O deputado estadual Munir Neto parabenizou a equipe da Sejuv pela parceria com a Smas para promover qualificação profissional para os jovens. “O trabalho de vocês vai contribui cada vez mais para que Volta Redonda seja conhecida como a cidade da juventude – porque da terceira idade já somos”, disse Munir, lembrando outros importantes projetos da Pasta como o Passaporte Cultural, que leva estudantes do município a pontos culturais do Rio de Janeiro; o Passaporte Universitário, curso pré-Enem gratuito, que terá aula inaugural na noite desta terça-feira, 15; e a cidade ainda vai ganhar, em breve, um espaço para capacitação na área de tecnologia.
Entre os alunos da primeira turma do curso de Inclusão Digital no Centro Oportunizar estavam Davi Guilherme, de 18 anos, morador da Vila Brasília; e Kailaynne Lana, de 15 anos, que estuda na Escola Municipal Dr. Jiulio Caruso, no Conforto. “Pretendo seguir a carreira militar, mas tenho certeza que o curso de informática será útil em qualquer situação”, contou Davi.
Já Kailaynne, que também participou do programa “Capacitar para Crescer”, da Fundação CSN, quer acrescentar a informática no currículo. “Vou terminar o ensino médio e procurar uma colocação no mercado de trabalho”, afirmou.
Foto Cris Oliveira – Secom/PMVR.