O Rio de Janeiro se fez presente na WTM Latin America 2025, principal feira de turismo da América Latina, que aconteceu no Expo Center Norte, em São Paulo. A Secretaria de Estado e Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio montaram um estande institucional (120 m²) com foco na promoção do turismo fluminense no mercado nacional e no suporte aos representantes do trade que participam do evento. Sob a liderança do secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, e do presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, o espaço ofereceu toda a estrutura para que os 63 expositores presentes – entre operadores, agentes, representantes de hotéis, equipamentos turísticos e secretarias municipais – pudessem promover reuniões, divulgar seus destinos e firmar parcerias comerciais durante os três dias de feira.
“A WTM é uma vitrine estratégica para o Rio de Janeiro. Além de ser a maior feira do setor na América Latina, ela acontece em São Paulo, nosso principal mercado emissor. Aqui, apresentamos o estado como um destino completo – com sol, praia, cultura, gastronomia, natureza e grandes eventos. Ao mesmo tempo, os profissionais do setor têm uma oportunidade concreta de fechar negócios. Nosso papel é institucional, sim, mas também muito prático: oferecer suporte direto ao trade que movimenta a economia do turismo”, destacou Tutuca.
O estande fluminense também reforçou o compromisso da Setur-RJ com a promoção contínua do turismo doméstico, em um momento de forte expansão do setor no estado. Somente em janeiro e fevereiro, mais de 1,3 milhão de passageiros chegaram ao Rio em voos domésticos – número que não inclui os visitantes que vieram de carro, ônibus ou cruzeiros, e que reforça o apelo contínuo do destino no cenário nacional. Segundo os dados mais recentes das principais plataformas de viagem, o Rio é o destino mais buscado do Brasil para os feriados de abril.
No Kayak, houve um aumento de 116% nas buscas por voos domésticos para a Semana Santa com o Rio liderando o ranking. A Booking.com também apontou a capital fluminense como o destino número 1 entre os brasileiros para o período de 18 a 21 de abril, com alta nas buscas internacionais. Na Decolar, o Rio lidera a lista de destinos nacionais mais procurados para a Páscoa e Tiradentes. Já na Omnibees, plataforma que monitora mais de 9 mil hotéis na América Latina, a cidade do Rio registrou 149 milhões de buscas, seguida por Búzios, com 46 milhões, reforçando o apelo do estado em diferentes perfis de viagem.
O estande instagramável apresentou o potencial das 12 regiões turísticas do estado e reforçou o compromisso da Setur-RJ com a promoção contínua do turismo doméstico, consolidando o Rio de Janeiro como o destino mais procurado do Brasil, segundo os dados mais recentes das principais plataformas de viagem para os feriados de abril. “Estar aqui, representando Teresópolis, para os maiores players do turismo mundial, é uma oportunidade ímpar e extremamente valiosa. Esse primeiro dia na WTM superou minhas expectativas. A receptividade ao nosso estande e o interesse demonstrado pelos profissionais do setor em conhecer a cidade foram realmente encorajadores . Pudemos apresentar as belezas naturais da nossa região e o potencial turístico que nos torna um destino único na Serra Fluminense”, ressaltou a secretária de Turismo de Teresópolis, Nina Benedito.