O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decretou luto oficial de sete dias em todo o estado pela morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21).
Em um comunicado oficial, o governo relembra o pioneirismo de Francisco ao ser o primeiro sul-americano a alcançar o posto de líder máximo da Igreja Católica e a sua devoção aos estudos e espiritualidade.
Além disso, a nota salienta também o carinho do papa com o Brasil, ao escolher o país como o primeiro destino das viagens oficiais do início do papado e a celebração da missa no Santuário Nacional de Aparecida, no interior paulista.
Tarcísio também pontua que o município de Aparecida era “guardado no coração” pelo papa Francisco para a “honra e alegria de todos os brasileiros”.
Morte do papa Francisco
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o título de papa em março de 2013. Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.
O pontífice morreu após um AVC e uma falência cardíaca irreversível, informou o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, em um atestado de óbito divulgado nesta segunda-feira do pontífice de 88 anos.
O corpo estava previsto para ser colocado em um caixão ainda nesta segunda. Na manhã de quarta-feira (23), será iniciado o velório do líder da Igreja Católica, aberto aos fiéis. A data do funeral, cerimônia que antecederá o sepultamento de Francisco, ainda não foi divulgada.
O atestado, publicado pelo Vaticano, afirma que Francisco entrou em coma antes de sua morte na manhã desta segunda-feira.