A mudança no Ministério das Comunicações trouxe um clima de incerteza para a gestão dos Correios, vinculado à pasta.
A indicação do novo ministro, Frederico Siqueira Filho, partiu do Presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que busca ampliar espaços para nomeações no governo.
Um desses espaços é justamente o comando do Correios. Alcolumbre já articulava aumentar a influência na empresa desde a sua campanha à Presidência do Senado.
Os Correios têm o advogado Fabiano Silva dos Santos na presidência desde fevereiro de 2023. A indicação partiu do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Por enquanto, a última indicação de Alcolumbre foi para a Diretoria de Negócios. Hilton Rogério Maia Cardoso entrou para o cargo na diretoria executiva no mês passado.
Cardoso foi superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Amapá, estado do presidente do Senado.
Neste primeiro momento, a avaliação de integrantes do governo é que Fabiano deve continuar no cargo por ter uma boa relação com Lula.
O presidente dos Correios ainda não esteve com o novo ministro, nomeado oficialmente pelo presidente nesta quinta-feira (24).