Prefeitura de Volta Redonda faz doação de livros em francês para Colégio Estadual Piauí Brasil-França

Iniciativa é mais uma ação do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Cultura; obras eram do acervo da Biblioteca Municipal

A Prefeitura de Volta Redonda fez a doação de 83 livros em língua francesa para o Colégio Estadual Piauí Brasil-França, que funciona no bairro Ponte Alta, nessa segunda-feira, dia 28. A iniciativa é mais uma ação do programa de incentivo à leitura da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e aconteceu na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.

O secretário de Cultura do município, Anderson de Souza, explicou que as obras foram doadas ao acervo da biblioteca pela embaixada da França no Brasil durante a Semana da Língua Francesa em Volta Redonda, em outubro de 2022. “São obras raras e livros didáticos que serão melhor aproveitados pelos alunos da escola”, falou.

“Essa doação é mais uma ação de incentivo à leitura da Secretaria Municipal de Cultura. Já fizemos doações para a biblioteca da Deam (Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher) e unidades do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) em Volta Redonda, e criamos a Biblioteca Sobre Rodas, que promove troca e distribui livros pelos bairros da cidade”, citou Anderson de Souza, lembrando que a entrega ao Colégio Estadual Piauí Brasil-França foi intermediada pelo deputado estadual Munir Neto.

O deputado Munir esteve no colégio como parte das ações do mandato na Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e recebeu o pedido da direção da unidade.

“A Fernanda (diretora do Colégio Brasil-França em Volta Redonda, Fernanda da Silva Coelho Terra) fez a solicitação para que pudesse montar e enriquecer a biblioteca da escola. E como essa é a única unidade bilíngue da rede estadual de ensino no Rio de Janeiro, imediatamente levei o pedido ao secretário de Cultura”, contou Munir.

A diretora Fernanda da Silva Coelho Terra foi, pessoalmente, junto com cinco alunos, buscar os exemplares na Biblioteca Municipal. Ela fez questão de agradecer e reforçar a importância das obras em francês para a unidade.

“O Colégio Estadual Piauí Brasil-França é uma unidade de ensino intercultural, vocacionada ao idioma francês e possuía poucos exemplares escritos no idioma. Portanto, receber essa doação da Secretaria Municipal de Cultura foi excelente. Os nossos alunos, através da leitura, podem ampliar a compreensão da língua, desenvolver habilidades essenciais de linguagem, como vocabulário, gramática, interpretação e expressão. Ao ler, entramos em contato com diferentes estruturas linguísticas, estilos de escrita e formas de argumentação, o que amplia nossa capacidade de entender e usar a língua de forma mais eficiente”, falou Fernanda.

Também participaram da cerimônia de entrega dos livros, na Biblioteca Municipal, o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai; o deputado federal Aureo Ribeiro, que é da Comissão de Cultura da Câmara, e aproveitou para conhecer a estrutura da biblioteca e a Biblioteca Sobre Rodas; além de representantes de entidades culturais como a Fundação CSN e o Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva).

Escola Intercultural Brasil-França

A implantação da escola pública bilíngue em Volta Redonda aconteceu por meio de acordo de cooperação assinado pelo prefeito Antonio Francisco Neto, com as presenças do cônsul-geral da França no Rio, Gérard Maréchal; o adido de cooperação para a língua francesa do Consulado Geral da França no Rio, Serge Borg; e representantes das secretarias de Estado de Educação (Seeduc), Municipal de Educação (SME) e Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) em 2022. E a escola começou a funcionar para o ano letivo de 2023.

Foto de divulgação – Secom/PMVR.

Pin It

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia