O Zoológico de Volta Redonda é uma opção de lazer gratuita para o feriado de amanhã, quinta, 1º de maio – Dia do Trabalhador. E para quem vai emendar até domingo, 4, o zoo funcionará normalmente, das 8 às 16h30min, nos próximos quatro dias.
O espaço, administrado pela prefeitura de Volta Redonda, conta com parque infantil, brinquedos como balanço, escorregador, labirinto e ainda dois brinquedos adaptados para pessoas com deficiência (PCD) – um balanço e uma gangorra -, além de espaço para piquenique em família e uma área verde para o lazer no entorno da Floresta da Cicuta.
Entre as atrações mais disputadas estão os pedalinhos, que permitem passeios no lago do zoo e funcionam das 8 às 16 horas. O Recinto de Imersão também é um dos principais atrativos. Criado para que os visitantes tenham contato direto com os animais, o local possui 750 m² telados, com duas salas e três portas para que as pessoas possam entrar sem que as aves escapem. As visitas podem ser feitas às 9h30, 11h30, 14h30 e 16h.
O local ainda conta com o primeiro meliponário público do município, que abriga abelhas nativas sem ferrão e recebe visitas guiadas por um meliponicultor também às 9h30, 11h30, 14h30 e 16h. Os visitantes terão acesso a todas as informações sobre cuidado, manejo e, principalmente, a importância delas para o meio ambiente.
Hóspedes do zoo
Os animais abrigados no Zoológico Municipal também podem ser vistos pelos frequentadores. Algumas das espécies que mais chamam a atenção dos visitantes são os felinos – atualmente, há duas onças-pardas, uma onça-pintada e dois tigres (sendo um idoso). Cada categoria de mamífero vive separada em seus respectivos recintos.
Esses animais não podem mais ser reintroduzidos no ambiente natural, seja por apresentarem sequelas físicas ou psicológicas – causadas pelo longo período em que foram mantidos de forma inadequada por pessoas ou em locais não habilitados – ou ainda pela falta de ambiente natural adequado, dependendo da espécie.
Para a reinserção de animais silvestres à natureza, o Zoo-VR conta com um programa de reabilitação, oferecendo tratamento médico-veterinário adequado.
Foto: Luiz Vieira