08/05/2025 18:57

Brasil pode aproveitar infra para transição energética, diz ministério

O Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, afirmou nesta quarta-feira (7) que o Brasil tem condições de aproveitar a infraestrutura já existente no setor de petróleo para acelerar a transição rumo a uma economia de baixo carbono.

“Todos esses ativos que hoje estão construídos, como refinarias, dutos, caminhões, podem ser convertidos para a produção e distribuição de combustíveis sustentáveis”, explicou Mendes durante o “CNN Talks: COP30 – A Chave para o Futuro”.

Ele citou como exemplo a produção da primeira molécula de combustível sustentável de aviação no país, realizada em uma unidade de refino da Petrobras.

Segundo o secretário, a adaptação dessas estruturas é estratégica não apenas para cumprir metas ambientais, mas também para atender à crescente demanda energética do país.

O evento desta quarta dá início à cobertura da CNN Brasil da 30ª Conferência do Clima, que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).

A expectativa é de que a COP impulsione as negociações sobre financiamento climático, transição energética, preservação da Amazônia e cumprimento das metas do Acordo de Paris.

Em novembro, um time da CNN Brasil, incluindo âncoras, analistas e repórteres, estará na capital paraense para cobrir o evento.

A CNN Brasil terá um QG próprio no local, o casarão da Casa COP30, em uma área nobre de Belém. O espaço prevê hospitalidade sob medida para networking, produção de conteúdo e experiências, como entrevistas, brunches, jantares e happy hours exclusivos.

(Publicado por Mariana Valbão)

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia