12/05/2025 14:54

Guarda Ambiental de Barra Mansa e Polícia Militar detêm dupla por desmatamento e queimada – Informa Cidade

A Guarda Ambiental de Barra Mansa, em apoio à Polícia Militar, deteve um homem e uma mulher na tarde de sábado (10), no bairro São Francisco. O suspeito foi flagrado durante patrulhamento de rotina da força de segurança pela localidade, derrubando cerca de 20 árvores e atendo fogo à vegetação em uma área de 300 metros quadrados.

Após o flagrante, os policiais acionaram os agentes da Guarda Ambiental para verificar se havia autorização para o corte das árvores, o que foi negado pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

No local, o homem informou à equipe que havia sido contratado para realizar o serviço por uma moradora. A contratante foi encontrada em uma residência ao lado de onde ocorreu o desmatamento.

Em razão dos crimes, previstos nos artigos 38A e 54 da Lei 9.605 de 1998, ambos foram conduzidos à delegacia de polícia para o registro da ocorrência.

A Secretaria de Meio Ambiente ressalta que o corte de árvores deliberado provoca aumento dos efeitos sobre mudanças climáticas, além de causar danos diretos à fauna, favorecendo maior interação de animais silvestres com seres humanos, o que pode causar acidentes e disseminar doenças.

Denúncias de crimes ambientais podem ser realizadas através do telefone (24) 2106-3406. (Foto: Divulgação)



Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia