13/05/2025 19:51

Prefeitura de Volta Redonda promove ações de conscientização e prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes




Em alusão ao “Maio Laranja”, mês dedicado à conscientização e luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a prefeitura de Volta Redonda realizará uma série de ações educativas com o objetivo de alertar a população sobre essa grave violação dos direitos humanos, promovendo o fortalecimento do compromisso coletivo de proteger as crianças e adolescentes.
A programação da campanha incluirá blitze educativas, que acontecerão nesta terça, 13, e amanhã, 14, com a finalidade de esclarecer e orientar a população sobre como identificar sinais de abuso sexual e as ações a serem tomadas diante de situações suspeitas. O evento de hoje acontece no Dom Bosco (próximo ao Posto Borba Gato). Já amanhã, a ação será realizada no Ginásio Poliesportivo Amaro Inácio, no Retiro. As duas atividades acontecem as 9 horas.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Rosane Marques, a ação tem como objetivo estimular a conscientização da comunidade sobre a importância da proteção das crianças e adolescentes e o combate às violações de direitos.
“As blitze têm um papel fundamental na educação e na prevenção, pois visam alertar a população sobre como reconhecer sinais de abuso e como agir diante dessas situações. Além disso, estamos incentivando o engajamento coletivo para garantir que as crianças e adolescentes cresçam em um ambiente seguro e protegido de qualquer forma de violência,” destacou Rosane.

Caminhada em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes

A programação da campanha será encerrada na sexta, 16, com a ‘Caminhada em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes’, um evento de mobilização popular para sensibilizar a sociedade sobre a gravidade do abuso e da exploração sexual. A concentração será às 8 horas, na Praça Brasil. A caminhada tem como objetivo mobilizar e envolver a comunidade em ações de apoio às vítimas e reforçar a importância de denunciar casos de abuso, além de enfatizar a necessidade de uma atuação conjunta na proteção dos direitos da infância e adolescência. “O ‘Faça Bonito’ é um movimento nacional desse enfrentamento, e em Volta Redonda estamos unidos no compromisso de garantir um futuro mais seguro para nossas crianças e adolescentes. Contamos com o apoio de todos para fazer a diferença,” conclui Rosane Marques.

Foto: Arquivo SECOM






Artigo anteriorNeto diz que vai se aposentar em 2028

Emanuely


Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia