Pacientes críticos/graves e com necessidade de estabilização, e aqueles de menor gravidade e em observação clínica, passam a ser atendidos em espaços ampliados e com novos equipamentos
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entregou nesta quarta-feira (14) duas das três salas do Hospital Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (HNSG) que passam por readequações, mudança de local e que receberam novos equipamentos. A Sala Verde, destinada a pacientes com menor gravidade e em observação clínica foi reformada e expandida; o espaço, agora, conta com três leitos de internação clínica, complementares aos 26 de clínica médica, e cinco poltronas reclináveis, a fim de oferecer maior conforto aos atendidos.
Outra sala que também mudou de local e recebeu melhorias foi a Vermelha, para estabilização de pacientes críticos/graves, antes que possam ser transferidos para alguma unidade hospitalar do município com CTI (Centro de Terapia Intensivo). Os quatro leitos da sala são essenciais pois, apesar de ser um hospital de pequeno porte, o HNSG recebe cerca de 40% dos pacientes enviados pelo Samu ou Corpo de Bombeiros para a rede de saúde de Volta Redonda.
Além disso, o Hospital Dr. Nelson dos Santos Gonçalves é a referência municipal para atendimento psiquiátrico, sendo a única unidade com leitos psiquiátricos de emergência. Agora, ela terá uma sala de emergência exclusiva para esse grupo, que ficará no antigo local de funcionamento da Sala Vermelha.
O diretor-médico do HNSG, Rodney Gomes, destaca que o hospital atende a cerca de sete mil pessoas por mês, sendo fundamental para a rede de urgência emergencial, e por isso é preciso sempre passar por adaptações. “Nós passamos por readaptação na época do Covid, na época da dengue, e agora tem a chegada do inverno, com os problemas respiratórios. E essas adaptações são importantes para mantermos um fluxo adequado e a segurança no atendimento, além do conforto de nossos usuários. A demanda para a rede de urgência e emergência é muito grande, então estamos atentos para realizar as adequações necessárias.”
Novos equipamentos
A gerente de enfermagem do hospital, Cintia Cristine da Silva, reforça o quanto essas adequações permitem à equipe do HNSG prestar uma assistência de maior qualidade para os usuários. “Conseguimos, ainda, os equipamentos através da Secretaria Municipal de Saúde, como as poltronas de hidratação para observação clínica e as camas para a Sala Vermelha, todas novas e elétricas. Tudo isso aumenta a qualidade da assistência e oferece um melhor bem-estar para o paciente que, apesar de estar num momento crítico, precisa de ter esse conforto também.”
A secretária de Saúde de Volta Redonda, Márcia Cury, afirmou que os investimentos feitos no hospital estão de acordo com o compromisso do Poder Público de melhorar continuamente a estrutura hospitalar de todas as unidades.
“Nosso foco principal é a saúde dos nossos pacientes. Você tem que sempre estar focado em melhorar cada vez mais a assistência, o bem-estar e, principalmente, a parte assistencial para que o paciente possa ser bem assistido. Temos por objetivo que, cada vez mais, os pacientes saiam daqui satisfeitos, com seus problemas resolvidos e que a gente salve o maior número de vidas possível”, disse a secretária.
Fotos de Adriana Cópio – Secom/PMVR.