15/05/2025 06:08

“Tenham calma“, diz chefe do INSS sobre busca por ressarcimento

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, pediu, nesta quarta-feira (14), que aposentados e pensionistas “tenham calma” ao recorrer ao aplicativo “Meu INSS” para contestar descontos associativos indevidos.

De acordo com Waller, não há prazo para os pedidos de contestação. “Não precisa ter correria”, declarou o presidente do INSS.

Esta quarta foi o primeiro dia de operação do serviço de solicitação de reembolso de descontos indevidos por meio do “Meu INSS”.

“Logiciamente, no primeiro dia há uma expectativa maior e todo mundo começou uma correria para poder acessar aplicativos, o 135 (centro de atendimento telefônico do INSS), mas isso não tem prazo para terminar. Todos serão ressarcidos”, acrescentou Waller.

Neste quarta, foram registrados 8 milhões de acessos ao “Meu INSS” – um numero três vezes maior que a média diária, segundo Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev, que gere a base de dados do INSS.

Porém, segundo Assumpção, apenas 1,3 milhão de acessos chegaram até a área de contestação aos descontos associativos.

Também 738 mil pessoas que não tiveram descontos associativos registrados nos últimos anos acessaram o app nesta quarta.

Neste primeiro dia do serviço, o aplicativo apresentou instabilidade. De acordo com o presidente do Dataprev, foi feita uma “ampliação bastante significativa” para manter o sistema ativo.

“Estabilizamos o sistema na parte da tarde e temos a expectativa de ter um dia mais tranquilo amanhã (quinta, 15) e daqui por diante”, acrescentou, reforçando, na sequência, o pedido de Waller.

“Não há prazo, nem uma pressa imediata. Passada a curiosidade para entender o sistema no primeiro dia, cada um, no seu tempo, pode buscar o aplicativo que ele estará à disposição”, disse.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia