RESENDE
O Museu de Arte Moderna de Resende (Mam) completou 75 anos em 2025 e, como parte das comemorações, realiza nesta quinta-feira, 8, às 14 horas, a palestra “A Saga do Museu de Arte Moderna de Resende: Excentricidade ou Patrimônio Cultural?”. A atividade, que acontecerá nas dependências do próprio museu, localizado na Rua Dr. Cunha Ferreira, nº 104, no Centro Histórico, é promovida pela Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Cultura do município.

Mam Resende completou 75 anos em abril como símbolo da arte moderna no interior fluminense – Divulgação PMR
O evento terá como mediadores o historiador Angelo de Paula, coordenador do Arquivo Histórico Municipal, e a museóloga e pesquisadora Tatiana Avelino. Ambos vão conduzir o público por uma viagem pela trajetória do Mam Resende desde sua criação, em 1950, até os dias atuais. O museu é considerado o quarto museu de arte moderna do Brasil e o primeiro localizado fora de uma capital.
Durante a palestra, Angelo de Paula destacará o contexto sociocultural de Resende na década de 1950, além dos personagens centrais na fundação do Mam. Já Tatiana Avelino vai abordar a formação do acervo e refletir sobre o papel do museu como patrimônio cultural da cidade. Sua apresentação é baseada em sua dissertação de mestrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que discute estratégias de preservação de instituições culturais em cidades do interior.
Para a diretora do Mam Resende, Carmen Aguiar, o evento será um marco nas comemorações da instituição. “A palestra será um mergulho na impressionante história do museu e um convite à valorização da memória e da cultura local”, afirmou Carmem.
O encontro é voltado a estudantes, profissionais da cultura, pesquisadores e ao público em geral interessado na preservação das expressões culturais brasileiras.
Você pode estar interessado em