17/05/2025 11:44

Sejuv promove palestra com economista e comentarista da CNN para jovens de Volta Redonda

Como parte da programação da Semana da Juventude Empreendedora, Gilvan Bueno falou sobre temas como planejamento financeiro pessoal e investimentos

 

Cerca de 200 pessoas, a maioria jovens, assistiram na noite dessa quinta-feira, dia 15, à palestra “Economia, empreendedorismo e Mercado Financeiro”, ministrada pelo economista e comentarista da CNN Money, Gilvan Bueno. Parte da programação da Semana da Juventude Empreendedora de Volta Redonda – realizada pela Secretaria Municipal da Juventude (Sejuv) –, o evento aconteceu no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase, no bairro Aterrado.

Durante a palestra, o público teve a oportunidade de aprender, de forma acessível, temas como planejamento financeiro pessoal, investimentos, economia comportamental e o papel da juventude na construção de um futuro mais sustentável e consciente financeiramente.

“Tenho um sonho de ser gestor de grandes empresas, de ser bem sucedido no mercado financeiro, e ouvir o Gilvan, que tem uma carreira consolidada, com muita experiência e uma história inspiradora, foi muito importante para eu vislumbrar como posso construir um futuro financeiro sólido”, disse Gabriel Diego, de 17 anos, que está no 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Piauí Brasil-França, no bairro Ponte Alta.

Letícia Pedroso de Oliveira, de 18 anos, está concluindo o Ensino Médio no Colégio Estadual Presidente Roosevelt, no Conforto, e também falou sobre a importância da Semana da Juventude Empreendedora para o seu futuro profissional.

“Estamos tendo a oportunidade de conhecer pessoas que trabalham com empresas, tanto grandes quanto pequenas, e que nós sabemos que por trás de todas elas têm um setor contábil, que é a área que eu quero seguir. E falando sobre a palestra do Gilvan, ela foi muito boa, inspiradora, com exemplos de como podemos construir um bom futuro financeiro para a gente”, destacou. Letícia.

Ex-sócio e gerente educacional no mercado financeiro, com passagens por bancos de investimento e corretoras, o economista deixou um conselho para os jovens presentes na sua palestra em Volta Redonda:

“Foi muito gratificante falar para os jovens de Volta Redonda, destacar que este momento no qual eles estão hoje pode ser transformado através de conhecimento, aprendendo como o dinheiro funciona, investindo na comunicação, sabendo vender, negociar e tendo uma boa rede de relacionamento, que as coisas vão acontecer. Crie um plano, persista, não desista, tenha visão de longo prazo, faça o bem e sempre tenha um sorriso”, afirmou Gilvan, que também foi palestrante no Fórum Global South Financiers 2025, realizado em Pequim, China.

Criando oportunidades

Para o secretário municipal da Juventude, Munir Francisco Filho, a Semana da Juventude Empreendedora é um movimento de transformação. “Nosso compromisso é abrir portas e criar oportunidades para que os jovens de Volta Redonda descubram o seu potencial, se conectem com o mercado e se tornem protagonistas das próprias histórias. Trazer nomes como Gilvan Bueno para este diálogo é parte do nosso esforço em colocar nossa juventude no centro da inovação e do desenvolvimento”.

O subsecretário da Sejuv, Serginho Loureiro, também falou sobre a importância de eventos como esse para a juventude da cidade. “Estamos construindo um espaço onde ideias se tornam negócios e sonhos se transformam em ações concretas. A juventude de Volta Redonda tem talento e visão, e essa semana é a chance de impulsionar tudo isso com inspiração e conhecimento. A presença de um especialista como Gilvan Bueno reforça o nosso objetivo de oferecer conteúdo de qualidade para que nossos jovens empreendam com propósito”.

A programação da Semana da Juventude Empreendedora inclui palestras com profissionais de diversas áreas, oficinas nas escolas das redes pública e particular, visitação a empresas do município e atividades nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social). Durante cinco dias de programação, jovens de 15 a 29 anos participam de atividades educativas e práticas que os conectam com o mundo dos negócios, do mercado de trabalho e da cidadania.

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia