Curso de Sistema de Controle Interno, realizado pela Seplag, atendeu também funcionários de outras administrações municipais do Sul Fluminense
A Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag) de Volta Redonda, em parceria com a Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), concluiu neste mês o curso de Sistema de Controle Interno, promovido pelo projeto Capacita VR. Realizada no auditório do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), no bairro Aterrado, a capacitação foi destinada a cerca de 40 servidores da prefeitura e de outras administrações municipais da região Sul Fluminense.
O curso totalizou cinco dias de intenso aprendizado, com aulas diárias das 10h às 16h, e os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o funcionamento e a estrutura do Sistema de Controle Interno, um tema essencial para a gestão pública eficiente e transparente.
A secretária de Planejamento, Cora Peixoto da Silva, destacou a relevância do tema para a administração pública local. “O objetivo do curso é fornecer aos servidores as ferramentas necessárias para avaliar e aprimorar os sistemas de controle interno, propondo melhorias com base nas diretrizes e princípios que regem essas atividades”, afirmou Cora Peixoto, ressaltando a importância de um controle interno robusto, para garantir a eficiência e a boa governança dos recursos públicos.
Durante o curso, os participantes discutiram diversos temas cruciais para o bom funcionamento do controle interno, como: Aspectos gerais da Governança; Ações de controle e fiscalização a cargo da unidade de controle interno; Auditoria interna: tipos, finalidades e fases; Competências e instituição legal do controle interno; Estrutura física e requisitos mínimos de pessoal e Regras de transição e avaliação de riscos.
A formação faz parte do esforço contínuo da Prefeitura de Volta Redonda em capacitar seus servidores e melhorar os processos de fiscalização e transparência na gestão pública, fortalecendo ainda mais a confiança da população nas ações da administração municipal.
Foto de divulgação – Secom/PMVR.