22/05/2025 11:14

VR: Educação começa a distribuir kits de Lego para as escolas


A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), dá mais um passo para aprimorar as habilidades e os conhecimentos dos alunos da rede municipal de ensino. Teve início neste mês de maio a distribuição de kits de Lego nas escolas, o que faz do município o primeiro da região a contar com esse material para o ensino desde a Educação Infantil.

Segundo o coordenador do projeto de Robótica da SME, Felipe Nóbrega, 84 unidades escolares da Rede Municipal de Educação de Volta Redonda serão atendidas. Até o momento, foram contempladas 25 escolas de Educação Infantil, quatro escolas dos Anos Iniciais e 12 unidades dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Cada grupo será atendido com um kit diferente, apropriado para o desenvolvimento dos estudantes de acordo com a faixa etária. As escolas de Educação Infantil recebem os kits Lego Steam Park e o kit de torneio FLL Discover. Nos Anos Iniciais, o material entregue é o Lego Spike Essential; já nos Anos Finais, o kit distribuído é o Lego Spike Prime.

“As atividades desenvolvidas envolvem conceitos de Robótica Educacional e da metodologia Steam, que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, promovendo o pensamento crítico, a criatividade e o trabalho em equipe”, explica Felipe.

Sobre a ideia de usar os kits de Lego no aprendizado dos estudantes, Felipe conta que ela teve origem na experiência do município com a Robótica Educacional, implantada desde 2007. “Volta Redonda é referência na área e, com a reativação das equipes de competição e os resultados expressivos obtidos, a Secretaria Municipal de Educação decidiu ampliar a proposta para todas as unidades escolares, fortalecendo as competências digitais e o pensamento computacional dos estudantes.”

Vantagens

Quanto às vantagens da utilização dos kits Lego, o coordenador do projeto de Robótica argumenta que eles potencializam o aprendizado de forma lúdica e prática, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais. “Além disso, promovem a resolução de problemas, a autonomia e a colaboração entre os estudantes, preparando-os para os desafios do século XXI”, pontua.

O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, afirma que os kits foram adquiridos com recursos próprios da SME, por meio de um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão, demonstrando o compromisso da gestão com a inovação e a qualidade da educação pública.

“As instituições de ensino precisam estar atentas para se adaptar aos avanços da tecnologia e aos novos métodos de ensino, para que os alunos estejam preparados para os desafios do futuro. Volta Redonda já era referência com os projetos de robótica que levam nossos alunos a disputar torneios de projeção nacional e internacional. Agora, com esses kits, vamos ampliar ainda mais esse aprendizado fundamental”, afirmou.



Source link