Equipamentos foram entregues pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (22), Dia Internacional da Biodiversidade, durante evento no Museu do Amanhã, na capital fluminense
Volta Redonda ganhou nesta quinta-feira (22) – Dia Internacional da Biodiversidade – câmeras para monitorar a fauna das unidades de conservação do município. Os equipamentos foram entregues pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas-RJ), durante o lançamento do Atlas das Unidades de Conservação Municipais do Estado do Rio de Janeiro, realizado no Museu do Amanhã, na capital fluminense. O prefeito Antonio Francisco Neto e uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Volta Redonda (SMMA-VR) representaram a cidade.
O subsecretário de Meio Ambiente de Volta Redonda, Anderson Silva de Azevedo, explica que os equipamentos, distribuídos pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), foram adquiridos por meio do projeto Fauna Ameaçada, da Subsecretaria de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade, e os registros visuais das armadilhas fotográficas vão ajudar a otimizar as políticas de conservação.
“Além dos equipamentos, serão entregues também placas sinalizadoras e o Atlas das Unidades de Conservação Municipais, e Volta Redonda, assim como os outros municípios agraciados, terá ainda um treinamento para melhor uso e manuseio das câmeras, que servirão para identificar novas espécies e monitorar a fauna e flora das unidades de conservação, como o Refúgio da Vida Silvestre do Médio Paraíba”, explica Anderson.
De acordo com a Seas-RJ, além dos registros visuais, o material contribuirá para a atualização da Lista da Fauna Ameaçada no Estado do Rio de Janeiro, que resultará na publicação de um livro inédito. “A última lista de fauna ameaçada foi publicada no ano de 1998 pela secretaria. O novo levantamento é considerado essencial para orientar ações de preservação ambiental e acabarmos com os 27 anos de defasagem nos estudos”, destaca o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, lembrando que foram entregues 480 câmeras aos 92 municípios fluminenses.
O prefeito Antonio Francisco Neto aproveitou o evento para se encontrar com o secretário Bernardo Rossi e com o presidente do Inea, Philipe Campelo, e falou sobre mais essa parceria com o Governo do Estado em prol de Volta Redonda.
“Por vezes, resgatamos animais selvagens, tratamos e soltamos de volta na natureza. Agora, com estes equipamentos, teremos melhores condições de mapear a situação dos bichinhos, elaborar propostas para defender nossas áreas verdes. Vamos trabalhando em todas as áreas e colhendo bons frutos”, afirmou Neto, agradecendo ainda ao governador Cláudio Castro:
“O Estado é parceiro de Volta Redonda em várias áreas e muito disso se deve ao governador Cláudio Castro, que acredita na nossa cidade e tem nos ajudado a cuidar e trabalhar para que Volta Redonda se torne o lugar que todos sonhamos em viver”, concluiu Neto.
Fotos de divulgação – Secom/PMVR