O Volta Redonda fez sua melhor atuação, na noite deste sábado, na Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo jogando fora de casa, diante de quase 30 mil torcedores no Mangueirão, em Belém, o Esquadrão de Aço empatou em 1 a 1 com o Remo, numa partida em que foi muito melhor que seu adversário, que está entre os quatro primeiros colocados e único invicto na competição.
Os gols saíram no primeiro tempo. O Voltaço abriu o placar, com Sanchez, mas o Leão Azul empatou logo depois, com Pedro Rocha, artilheiro do campeonato. Mas o destaque do jogo foi o goleiro Marcelo Rangel, do Remo, que fez defesas espetaculares e evitou a derrota do time da casa.
Com o resultado, o Esquadrão de Aço dorme fora da zona de rebaixamento, com sete pontos, mas sua colocação ainda dependerá dos resultados das partidas que ainda finalizarão a nona roda, envolvendo Criciúma, Paysandu e Botafogo-SP, que acontecem neste domingo (25) e na segunda (26).
O Volta Redonda entra em campo novamente no próximo dia 1º de junho (domingo), contra o América-MG, às 20h30min, no Raulino de Oliveira. Já o Remo terá pela frente, no mesmo dia, mas às 18h, o CRB, no Estádio Rei Pelé, em Maceio.
Envolvente – Para quem esperava um Volta Redonda retraído, a postura do time surpreendeu assim que a bola rolou. Logo, o lateral-direito Jhonny experimentou um chute de longe e obrigou o goleiro Marcelo Rangel a mandar para escanteio.
Marcando a saída de bola do adversário, o Esquadrão de Aço dificultava as ações do Leão Azul, que não conseguia se livrar da forte marcação e, assim, organizar jogadas de ataque. Desconcertado com a postura do Voltaço, o Remo escapou de sofrer o gol aos 20 minutos: de fora da área, Heliardo soltou uma bomba que passou pelo goleiro e explodiu na trave direita. Vitinho pegou a sobra, emendou de primeira e Marcelo Rangel fez uma defesa espetacular.
Parece que o livramento fez o Remo acordar e, na jogada seguinte, ameaçou de fato o adversário. Pedro Rocha invadiu a área pela esquerda e chutou forte, no canto direito, e então foi a vez de Jean Drosny brilhar, evitando o gol.
Envolvente e explorando as jogadas pelas laterais, o Volta Redonda chegou ao gol aos 30 minutos. Jhonny recebeu pela direita e cruzou para a esquerda. O também lateral Sánchez chegou na hora certa e bateu de canhota, de primeira, para fazer 1 a 0, calando os mais de 25 mil torcedores no Mangueirão e fazendo justiça ao desempenho do time até então.
Mas a vantagem não durou sequer cinco minutos. Aos 34, o artilheiro do campeonato, Pedro Rocha, recebeu lindo passe de letra de Régis e, pela esquerda da área, finalizou com categoria para decretar o empate. Foi o sexto gol do artilheiro na Série B.
Como era de se esperar, o empate animou o time da casa, que passou a pressionar pela virada ainda na primeira etapa. Com isso, perdeu duas oportunidades, com Régis e Pedro Rocha. O Voltaço já não conseguia manter o padrão e o ritmo de jogo que apresentou até a abertura do placar.
Goleiro do Remo brilha – Veio o segundo tempo e, com apenas 6 minutos, novamente, foi o Volta Redonda que chegou com perigo, só não marcando o segundo logo no início porque o goleiro do Remo fez duas intervenções espetaculares seguidas. Na primeira, de Robinho, ele espalmou. Na sobra, o Voltaço mandou rasteio no canto esquerdo e o goleiro do Leão se esticou todo para mandar a escanteio.
Aos 10, quem levou susto foi a torcida do Voltaço. Numa cobrança de falta na esquerda da área, quando todos esperavam um cruzamento Sávio bateu direto e acertou a trave direita de Drosny.
Mas o Voltaço continuou, surpreendentemente, mantendo disposição física para seguir na intensidade do jogo e quase fez o segundo, novamente, aos 31, quando Henrique Silva, que entrou no segundo tempo, fez o goleiro Marcelo Rangel praticar outra grande defesa.
Aos 36, foi a vez de Drosny também brilhar. Na tentativa de ataque do time paraense, a bola sobrou para Janderson, que soltou uma bomba, que o goleiro do Voltaço defendeu.
Nos minutos finais, o Remo partiu para o tudo ou nada. E o Volta Redonda soube se defender para sair com um ponto da capital paraense. (Imagem: Reprodução)
Remo 1 x 1 Volta Redonda
Local: Estádio Mangueirão (Belém-PA)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Auxiliares: Leone Carvalho Rocha (GO) e Hugo Sávio Xavier Correa (GO)
Gols: Sánchez, aos 30, e Pedro Rocha, aos 34 do 1º tempo;
Remo: Marcelo Rangel, Klaus, Reynaldo, Kadu Santos e Sávio; Alvariño (Janderson), Caio Vinícius (Régis, depois Dodô), Giovanni Pavani e Pedro Castro (Luan); Pedro Rocha e Adailton (Felipe Vizeu). Técnico: Daniel Paulista
Volta Redonda: Jean Drosny, Jhonny (Ynaiã), Gabriel Pinheiro, Gabriel Bahia e Sánchez; Lucas Adell, Pierre, Robinho (André Luiz) e Raí (Matheus Costa); Vitinho Lopes (Henrique Silva) e Heliardo (Matheus Lucas). Técnico: Rogério Corrêa