O Programa de Saúde Bucal da prefeitura de Volta Redonda realiza, vejam só, em média, nove mil atendimentos por mês. Dados da Secretaria de Saúde registraram, por exemplo, 120.749 procedimentos de janeiro de 2024 a fevereiro de 2025 nas nove Clínicas Odontológicas Concentradas (COC) existentes no município. As clínicas oferecem procedimentos de prevenção como: orientação de higiene bucal, aplicação de flúor, escovação supervisionada e tratamentos restauradores como obturações, extrações, raspagens, limpeza, próteses unitárias (coroas e blocos) e próteses totais e parciais.
Há também o atendimento especializado com oferta de endodontia (canal), cirurgia, estomatologia (diagnóstico de câncer de boca e biópsias), odontopediatria, periodontia, e atendimento para pacientes com necessidades especiais (PNE). Segundo o coordenador de Saúde Bucal da SMS, Vitor Hugo Gonçalves de Oliveira, um dos procedimentos com maior número de atendimentos foi o de obturações, com 29.084 no ano – registro mensal de 2.424. Tem mais. Um total de 2.521 próteses foram instaladas, com uma média mensal de 210.
“Atualmente, oferecemos todos os tipos de atendimento, desde a promoção da saúde bucal, serviço preventivo, até a recuperação dentária. Na maioria das vezes, o paciente sai com todos os tratamentos realizados e com alto grau de satisfação, pois temos uma equipe de profissionais qualificados, como cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais. Contamos com o suporte da Secretaria de Saúde, sendo que os nossos equi- pamentos e materiais são de boa qualidade”, disse Vitor Hugo.