O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou nesta terça-feira (18) que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) precisa tomar providências imediatas para reverter a alta dos preços dos alimentos.
“O governo tem que agir rapidamente, e o presidente Lula tem colocado isso, porque houve um aumento absurdo dos preços dos produtos, principalmente alimentícios, no Brasil, e precisa entender o motivo desse crescimento”, disse em entrevista ao Bastidores CNN.
“O fato é que precisa tomar uma decisão urgente para dizer que o governo está preocupado com a população, e há uma preocupação forte por parte do presidente em relação a isso”, reiterou o ministro.
A situação tem atingido a popularidade do presidente. A aprovação de Lula atingiu o pior índice nos três mandatos, registrando apenas 24%, segundo pesquisa Datafolha divulgada na última sexta-feira (14).
Essa queda se deve, principalmente, à inflação dos alimentos, que tem impactado diretamente o bolso dos brasileiros.
Enquanto a inflação oficial medida pelo IBGE fechou em 4,83% no ano passado – já acima da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional de 3% –, a inflação dos alimentos alcançou 7,69%.
Esse aumento expressivo nos preços da comida tem gerado um sentimento generalizado de que as compras no mercado estão mais caras, refletindo-se na percepção negativa da população sobre a situação econômica do país.
*Com informações de Victor Irajá