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Amazon e Mercado Livre lideram ranking em estratégia digital no varejo, diz pesquisa

Quando se trata de redes sociais e estratégias digitais no Brasil, a Amazon e o Mercado Livre têm o melhor desempenho entre as empresas do setor varejista. Foi isto que mostrou o ranking de eficiência do varejo (REV), publicado pela startup Datrix.

A análise realizada considerou o engajamento das companhias nas redes sociais, buscas de consumidores pela empresa e a presença da marca em discussões de grandes influenciadores.

O segmento de fast food conta com dois representantes na pesquisa. O McDonald’s ocupa o 8º lugar, com 418 pontos, enquanto o Burger King fica logo atrás, na 10ª posição.

Observando as empresas de vestuário, a Riachuelo conquistou o 5º lugar, com 435 pontos, seguida pela Hering (17º), pela C&A (22º), pelas Lojas Renner (23º) e pela Arezzo (26º, com 274).

Entre os marketplaces asiáticos, a Shopee obteve a melhor colocação, na 6ª posição, com 430 pontos, seguido pela Shein (7º), enquanto o Aliexpress ficou em 28º lugar, com 266 pontos.

Já entre as redes de drogarias, a Drogasil conquistou o 14º lugar, com 342 pontos. E na lista de supermercados, o Pão de Açúcar ficou em 27º, com 269 pontos.

Confira a lista completa.

  • 1.Amazon
  • 2.Mercado Livre
  • 3.Havan
  • 4.Magazine Luiza
  • 5.Riachuelo
  • 6.Shopee
  • 7.Shein
  • 8.McDonald’s
  • 9.O Boticário
  • 10.Burguer King
  • 11.Casas Bahia
  • 12.Centauro
  • 13.Ifood
  • 14.Drogasil
  • 15.Havaianas
  • 16.Adidas
  • 17.Hering
  • 18.Lojas Americanas
  • 19.Puma
  • 20.Carrefour
  • 21.Cacau Show
  • 22.C&A
  • 23.Lojas Renner
  • 24.Natura
  • 25.Supermercados BH
  • 26.Arezzo
  • 27.Pão de Açúcar
  • 28.AliExpress
  • 29.Umbro
  • 30.Bauducco

Investimento em publicidade digital e suspensão do X

Em 2023, o setor varejista investiu aproximadamente R$ 35 bilhões em publicidade digital no Brasil, alta de 47% em comparação a 2020, quando o valor registrado foi R$ 23,7 bilhões.

Segundo também a análise da Datrix, decisão pelo bloqueio da rede social X (antigo Twitter) pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pode gerar impactos nos investimentos em publicidade digital ainda neste segundo semestre de 2024.

“Será interessante acompanhar o impacto desse bloqueio nos próximos meses. As empresas poderão usar o REV para planejar ações orientadas por dados”, explica João Paulo Castro, CEO e cofundador da Datrix.

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