12/05/2025 17:30

Amigos se encontram para caminhar e criam grupo que vai muito além da boa forma

Screenshot

Por Pollyanna Xavier

Em uma de suas últimas edições, o aQui contou a história dos ‘Notáveis’ – um grupo de ex-funcionários da CSN que se tornaram amigos e tomam café no Shopping 33, toda semana, há pelo menos três anos. Mas eles não são os únicos a formar um grupo de convívio social na cidade do aço. Há 11 anos, um outro grupo de amigos se encontra diariamente para caminhar em um dos climas mais agradáveis de Volta Redonda: o do zoológico municipal. Coordenados pelo advogado Márcio Machado, o grupo é pequeno, mas muito unido. São 15 pessoas, com idades de 45 a 83 anos, que caminham por uma hora.

No percurso de aproximadamente 4,5km eles riem, conversam e trocam muitas experiências. A iniciativa começou com uma dupla: Márcio e um amigo caminhavam juntos todos os dias, mas aos poucos foram encontrando novos companheiros, e o grupo cresceu. “Eu deixava minha filha na escola e ia caminhar. Moro na região do Jardim Amália e poderia caminhar por ali mesmo, ou pelo Jardim Normândia, que é mais perto, mas eu gosto de ir para a área da Fazenda Santa Cecília e caminhar pelo zoológico. Ali, tenho a companhia dos amigos”, contou, acrescentando que o grupo também costuma se encontrar fora das pistas, como nas confraternizações de final de ano ou nos aniversários.

“É um momento de levar a família toda”, disse. Segundo Márcio, as caminhadas começaram antes da pandemia e, por conta do fechamento do zoológico neste período, o grupo teve de parar. Pouco tempo depois, sentindo falta dos exercícios e do convívio com os amigos de percurso, Márcio pediu ao prefeito Neto a reabertura do Zoo para que o grupo retomasse as caminhadas, e o local foi reaberto. “Nós pedimos e fomos prontamente atendidos.

Então voltamos, claro, com cuidado e em obediência às medidas sanitárias. Então, nestes 11 anos de atividade, só paramos na pandemia, mesmo assim por um curto período”, lembrou. Além das caminhadas, da alegria e da boa forma, os amigos se identificam com uma camisa personalizada, que eles mandam fazer todos os anos, desde que começaram há mais de 10 anos. “Um dos nossos companheiros de  caminhada é também um dos Notáveis – aquele grupo de ex-funcionários da CSN que se encontram para tomar café, que vocês contaram a história deles”, revelou Márcio. Para o advogado, muito além da prática do exercício físico, o grupo promove saúde, alegria, companhia e boas conversas. Quem quiser participar da Caminhada pelo Zoológico é só procurar os integrantes, de segunda a sexta, das 7 às 8h30min, no próprio zoológico. “Somos inclusivos”, avisou Márcio Machado.

Source link