• Home
  • Polícia
  • Angra dos Reis sedia 1º Encontro Estadual de Maricultura

Angra dos Reis sedia 1º Encontro Estadual de Maricultura

ANGRA DOS REIS

Representantes da maricultura de Angra dos Reis e de outros municípios, como Paraty e Cabo Frio, se reuniram nesta sexta-feira, dia 23, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), para o 1º Encontro Estadual de Maricultura. O evento foi organizado pela Associação de Maricultura da Baía da Ilha Grande (Ambig), o Sebrae Costa Verde e a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca.

Os participantes apresentaram um histórico da maricultura na região e projetos em andamento para o setor, discutiram questões sobre licenciamento ambiental e sobre os desafios atuais da atividade. Na primeira mesa, foi ressaltado o papel do poder público no fomento, pesquisa e regulamentação do setor. Os projetos para o crescimento da produção levaram Angra a produzir mais de 50 mil dúzias de vieira (coquille saint-jacques) no ano, ainda que esses números tenham diminuído nos últimos anos, por conta de alguns problemas, como a dificuldade na produção de sementes.

Angra dos Reis segue sendo considerada a capital nacional da vieira. Além de servir para a alimentação, os produtos da maricultura têm viés biomédicos, como a hepatina, extraída da vieira, e cosméticos feitos a partir da carragena extraída de algas marinhas. Dentre os projetos em andamentos na maricultura, recentemente, algumas entidades vinculadas ao setor foram contempladas pelo FunBio e o Ministério da Pesca e Aquicultura com editais de fomento a atividades. Esses projetos são voltados principalmente para os peixes marinhos bijupira e garoupa, a vieira e a macroalga Kappaphycus alvarezii.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), a maricultura tem se mostrado como uma atividade geradora de emprego e renda, contribuindo para fixar os pescadores artesanais em seus locais de moradia, promovendo uma oferta de alimento de alto valor nutritivo e contribuindo com a biodiversidade local. As regiões Sudeste e Sul são as mais produtivas do país no setor. A baía da Ilha Grande abriga cerca de 90% dos maricultores do estado do Rio de Janeiro.

Você pode estar interessado em

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Carro fica destruído após pegar fogo em Volta Redonda

Cidades Carro fica destruído após pegar fogo em Volta Redonda Um carro (Siena) ficou destruído…

Saiba como o horário de verão ajuda a reduzir o consumo de energia

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) recomendou o retorno do horário de verão…

Cruzeiro domina Libertad e encaminha classificação na Sul-Americana

O Cruzeiro bateu o Libertad, no Paraguai, por 2 a 0, e conquistou boa vantagem…