O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), dispensou o registro biométrico para todos os parlamentares durante a semana de São João. A orientação foi publicada em ato da Mesa Diretora da Casa nesta sexta-feira (21).
Inicialmente, a liberação seria apenas para os deputados do Nordeste. No entanto, após o Senado Federal dispensar os parlamentares de todas as bancadas nas sessões da semana que vem, o presidente da Câmara decidiu estender o benefício a todos os deputados.
A celebração a São João, que ocorre na próxima segunda-feira (24), é considerada feriado em cidades como João Pessoa e Recife e em estados como Alagoas e Bahia.
Durante os festejos juninos, parlamentares nordestinos costumam retornar às suas bases eleitorais para participar dos eventos. Neste ano, as visitas serão marcadas pelo clima de pré-campanha para as eleições municipais.
Segundo o ato publicado pela Câmara, a dispensa de registro será autorizada entre os dias 24 e 28 de junho.
Devido à liberação autorizada por Lira e por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, os parlamentares não precisarão registrar presença fisicamente no Congresso, e poderão utilizar o aplicativo InfoLeg para acompanhar as sessões.
Compartilhe: