Barra Mansa lança projeto ‘Reconstruindo Laços’




Em uma iniciativa que busca transformar vidas e restaurar vínculos familiares, a Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, está lançando o projeto ‘Reconstruindo Laços’. A ação tem o objetivo de fortalecer e recriar as relações familiares de usuários de álcool e outras drogas, além de promover o entendimento sobre o uso e a dependência química.
O idealizador do projeto e diretor de Proteção Especial, Thiago Félix, destacou a relevância da iniciativa para o fortalecimento das famílias. “É fundamental que proporcionemos esse suporte para evitar a desagregação familiar e diminuir o risco de que esses usuários se tornem população de rua”, afirmou Thiago, compartilhando ainda que, em conversas realizadas com atendidos no Centro Pop, muitos relataram se encontrar em situação de rua devido à falta de entendimento e apoio por parte da família.
Além disso, Thiago enfatizou a necessidade de informar as famílias sobre os serviços disponíveis, como o CAPS AD e grupos de apoio. “Em conversas com familiares detectamos que muitos não conhecem esses recursos. Assim, o projeto também terá um papel fundamental na apresentação e orientação sobre os dispositivos de assistência existentes”, detalhou.
O ‘Reconstruindo Laços’ será implementado em diversos bairros do município, em parceria com as associações de moradores, visando alcançar o maior número possível de pessoas e, de acordo com o cronograma, o primeiro bairro a receber as ações será o Nova Esperança.
A secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte, ressaltou a importância de criar espaços de acolhimento e escuta. “Queremos oferecer mais suporte e estratégias para a moderação de conflitos, ajudando as famílias a entenderem seu papel no processo de recuperação de seus entes queridos. Muitas famílias se sentem perdidas e sem saber como lidar com a situação, e esse projeto visa justamente fazer com que reconheçam sua própria codependência, entendendo que seu bem-estar também é impactado pelo uso de substâncias pelos familiares”, disse Joseane.
A secretária também garantiu que a Pasta está à disposição para o fortalecimento das famílias e a redução dos danos associados. “Com o ‘Reconstruindo Laços’ nós estamos dando um passo importante em direção a uma sociedade mais unida e informada, proporcionando suporte essencial para aqueles que mais precisam”, finalizou.

Foto: Divulgação






Artigo anteriorMunir pode trazer projetos de R$ 70 milhões para Volta Redonda

Emanuely


Source link