Este é o time do Juventus do Retiro em 1975/76. Pertence ao acervo do Paulo Miranda.
Em pé, da esquerda para a direita: (NI), Paulão, Dejair, Carlinhos Moreira, Paulo Valeta, Luisinho Moreira e Pedrinho da 60. Agachados: Tatu (treinador), Divino, Paulo Carvalho, João Caroço, Wilson pé na cova, Hélcio e Wilson
Qual é o critério?
O Volta Redonda continua reforçando seu elenco para 2025. Contratou o atacante Marquinhos, 26, que estava no Mirassol e cujo contrato vai até o final de 2026. Em 2023, ele disputou 22 jogos pela Série C e marcou quatro gols. O clube também anunciou a contratação do zagueiro Luís Cáceres, de 28 anos, defensor paraguaio; do lateral Cayo Tenório e do meia Luciano Naninho. E, por último, acertou a vinda de Kelvin, 31, com contrato até o final do Carioca. O critério adotado pelos dirigentes do Voltaço não dá para entender. Deveriam explicar a duração dos contratos, pois o de Cayo Tenório termina no final do Estadual de 2025, já os de Naninho e Marquinhos só vão terminar em 2026, e o de Cáceres vai terminar no ano que vem. Parece ‘samba do crioulo doido’. Entendo que todos os reforços, se são bons jogadores, porque não são contratados até o final da temporada de 2025. Assim já preparava o time para o estadual e para a Série B. É aguardar uma explicação e ver no que vai dá. Quem viver verá!
Tabela
Veja os jogos do Voltaço no estadual de 2025 até a 6ª rodada: Dia 11 ou 12/01 – Madureira x Volta Redonda, Conselheiro Galvão. Dia 15 ou 16 – Volta Redonda x Fluminense, no Raulino. Dia 18 ou 19 – Bangu x Volta Redonda em Moça Bonita.
Dia 22 ou 23 – Botafogo x Volta Redonda no Nilton Santos. Dia 25 ou 26 – Volta Redonda x Flamengo, por enquanto marcado para o Raulino de Oliveirar. Dia 29 ou 30 – Volta
Redonda x Portuguesa no Raulino.
Perguntar não ofende
Por que o atacante Marquinhos não ficou no Mirassol, já que o time vai disputar a Série A? Foi dispensado porque serviu para a Série B, mas não serve para a Série A, ou a proposta do Voltaço era melhor? Responda quem souber. Vá entender.
Mirassol
A propósito, o mais novo caçula da Série A do Campeonato Brasileiro é de uma cidade que tem uma população que não encheria os três maiores estádios do país. O Mirassol leva o nome do município de 65.485 habitantes, que foi o de menor população dos últimos 40 anos da elite nacional. Tem uma estrutura, porém, de dar inveja a muito clube grande.
Seu estádio tem capacidade para apenas 15 mil torcedores, mas faz um belo trabalho administrativo, e o resultado está aí. Em menos de quatro anos já está na elite do futebol brasileiro.
História
Meu saudoso amigo e locutor olímpico Paulo Miranda contava que, quando iniciou a carreira no rádio, lá pelos idos de 1953/54, ele narrava um jogo entre o time misto do Flamengo e do Barra Mansa, no Leão do Sul. De repente, o árbitro Benjamin Morgado
marcou um pênalti contra o Flamengo. O também saudoso atacante Bugio preparou-se para a cobrança. Paulo Miranda, nervoso por ter que narrar um gol do seu Barra Mansa contra o Flamengo, trocou as bolas: “Autorizou Bugio, correu para a bola Benjamim Bugio e… Puta que pariu, a bola foi parar lá na zona”. Que cacetada!
Kart
O ano de 2024 foi ótimo para Eduardo Martini Mota, piloto de kart da categoria Mirim, de 9 anos, que encerrou a temporada como bicampeão da categoria Mirim na Copa SP do Interior, após cinco etapas disputadas no 34 Kartódromo de Guaratinguetá (SP). Natural de Salvador (BA) e residente, desde 2021, em Barra Mansa, Dudu, como é carinhosamente chamado, fez bonito ao longo do ano. “O campeonato em Guaratinguetá foi bem forte e
difícil, o nível estava alto. Fiquei feliz de ter sido campeão da Mirim esse ano também, pois eu gosto muito de correr lá. Quando entro no kart, seja em qual pista for, eu procuro estar confiante, ser rápido e me divertir! Agradeço o apoio da minha família, do meu preparador AGP e dos meus amigos”, afirmou o jovem piloto, destacando o seu espírito de superação e alegria ao conquistar o título de bicampeão.
Impasse
Como todo mundo sabe, a diretoria do Volta Redonda aceitou, que a Federação Carioca e o Flamengo levassem a partida entre ambos, válida pela 5ª rodada, marcada para dia 25/26 de janeiro, na Arena Pantanal, em Manaus. Porém, a proposta inicial oferecida ao Voltaço. seria de apenas R$ 200 mil, rejeitada a princípio. Entretanto, o novo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, resolveu que o rubro negro voltará mais cedo dos USA e não passará em Manaus para o jogo contra o Voltaço, terminando a pré temporada no Rio de Janeiro. Pelo pique da remada, Bap melou o jogo. O torcedor do sul do estado agradece.
Recusa
O Noroeste recusou uma proposta milionária para vender o mando de campo do jogo contra o Palmeiras, pela segunda rodada do Paulistão. Os donos da SAF do Norusca, Reinaldo e Rodrigo Mandaliti . A oferta de R$ 2,2 milhões foi de empresários de Brasília que queriam levar o duelo do dia 19 de janeiro para o estádio Mané Garrincha, na capital federal. O Noroeste, não deu uma de Voltaço e respeitou o seu torcedor, que desejava ver um grande jogo e verá.
Bola fora
Para a Assembleia Geral da Federação Carioca , que aprovou a reeleição ilimitada para a presidência da entidade. Com isso o atual mandatário Rubens Lopes poderá ser reeleito para o seu sétimo mandato, podendo se eternizar no cargo. Os quatro grandes não compareceram à assembleia. Qualquer semelhança com alguns clubes cariocas é mera coincidência.
Bola dentro
Para o atacante Vinícius Júnior, que foi eleito o melhor jogador do mundo na terça, 17. Vini Jr. ganhou a votação do prêmio The Best, da Fifa. É o quarto brasileiro a ganhar o troféu. Antes, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho e Kaká fizeram história. Merecido prêmio, apesar de não repetir na seleção as suas grandes atuações no Real Madrid.