A foto é do time do Porto do Retiro em 1988 e pertence ao acervo do Edynésio Quimp
Em pé, da esquerda para a direita: Carlinhos Timbó, Mazinho, Paulinho, Chiquinho, Vaninho. Agachados: Alexandre Poian, Edynésio, Chulé e Elias. O técnico era o Renê da refrigeração.
Voltaço, enfim, vence uma
O Volta Redonda, apesar de voltar a jogar mal, obteve a sua primeira vitória na Série B, ao derrotar o Paissandu por 1 a 0, gol de Gabriel Bahia, no fim do jogo, na noite de sábado, 3. O jogo foi tecnicamente muito fraco, mas muito disputado. Com o resultado, o Voltaço acabou saindo da zona de rebaixamento. Está na 16ª posição. Na próxima rodada, o tricolor de aço vai enfrentar o Criciúma, domingo, às 16 horas, no Estádio Heriberto Hilsse.
Tabela
Veja os adversários do Voltaço até a 9ª rodada da Série B. Hoje, 3, às 20h30min, contra o Paysandu, no Raulino. Dia 11, domingo, joga contra o Criciúma, em Santa Catarina. No dia 19, pega o Amazonas, na cidade do aço. Dia 24, enfrenta o Remo, em Belém.
Classificação
O Avaí lidera a Série B com 11 pontos, seguido pelo Cuiabá, com a mesma pontuação. Em 3º lugar, vem o Vila Nova (GO); em 4º, o Coritiba fecha o Z4; ambos com 10 pontos. No Z4, o Botafogo (SP) está em 17º, seguido pelo Paysandu e Amazonas. E, em último, na lanterninha, surge o Voltaço, com mísero um ponto ganho.
História
Essa, quem contou foi o meu saudoso amigo e desportista Divanyr Periard. Consta de uma crônica do doutor Otávio Periard Amaral, seu irmão, publicada no antigo Jornal do Vale. “Pelos idos de 50, despontava em Volta Redonda, jogador tímido, escurinho, magrinho e que adorava jogar descalço. Por esse motivo, ganhou o apelido de Pé de Ferro, que viria a ser o pai do atacante Cláudio Adão. Um dia, seu time, o imbatível ETPC, iria enfrentar amistosamente a equipe da FNM-Fábrica Nacional de Motores, do Rio de Janeiro. Início de jogo e o visitante foi logo abrindo o marcador. Logo 2 a 0. Minutos depois, 3 a 0. Desespero geral. Sentindo-se pouco à vontade dentro das chuteiras, Pé de Ferro pediu ao então treinador Divanyr Periard para tirá-las, que lhe garantia a virada. Quebrando todo o seu rigor, o ex- periente treinador relutou muito e no final do primeiro tempo autorizou: ‘Uma. Somente uma, sem que o juiz perceba’. Resultado: um minuto depois, o Pé de Ferro fazia 3 a 1. No intervalo, Divanyr, resistindo a insistência daquele que era a revelação do futebol amador na cidade, manteve a ordem de ficar com apenas uma chuteira. Bola rolando e pimba, saco! Pé de Ferro de cabeça, 3 a 2. Loucura geral na torcida e no banco. Sutilmente, Divanyr olha para o artilheiro e finalmente autoriza: ‘Tira a outra, vale tudo’. Aí o bicho pegou. Descalçado, só de meia e do jeito que gostava, Pé de Ferro não demorou muito e empatou a partida. E no finalzinho ele foi lá e fez 4 a 3. Vitória da ETPC que entrou para a história do futebol amador. (Publicada no livro Varandão da Saudade 2, em 2001)”.
Satisfação
Na entrevista coletiva do treinador do Voltaço, que estava ao lado do gerente de futebol Zada, transmitido pela TaçoTV, ambos admitiram que o planejamento para a Série B foi malfeito. Imaginaram uma situação e encontraram outra. Oras, como profissionais com experiência no futebol, não sabiam que a Série B é completamente diferente da Série C? Que surpresa é essa que todo mundo conhece, só eles não? A pergunta que continua sem resposta, é: Qual foi o critério para contratar 18 jogadores e não conseguir montar um time em condições de, pelo menos, garantir a permanência na segunda divisão? Entendo que o correto seria manter a base do time, que ganhou com méritos o título da Série C, e que contratassem alguns reforços, de qualidade e não quantidade. Resumindo: jogaram dinheiro fora, né? Pior. Zada confessou que terá que fazer novas contratações, na janela do meio de ano, principalmente para o ataque. Assim, vão dispensar alguns jogadores, tendo que gastar mais dinheiro para dispensá-los. Será como fim de feira, visto que os melhores já estão empregados. Qual será a mágica que vão usar para contratar bons reforços? Quem viver verá!
Perguntar não ofende
Os garotos João Bom, Caetano Breves e Lucas Gonçalves, da base e que foram promovidos para o time principal, pertencem ao Voltaço ou a empresários? Com a palavra, os dirigentes do Volta Redonda.
Falecimento
O esporte barra-mansense perdeu dois grandes desportistas. No dia 25, faleceu Celso Moranguinho, ex-dirigente e apaixonado pelo Barra Mansa F.C. Já na segunda, 28, foi a vez de Almir Marques, advogado e presidente da LBD, do Minas E.C e do Leão do Sul. Vão fazer falta ao futebol. Descansem em paz.
Bola fora
Para as lambanças que a CBF vem fazendo, pois a cada hora deixa escapar que está contratando este ou aquele renomado técnico de futebol. Ancelotti foi um. Jorge Jesus seria outro. E agora, dá a entender que prefere Abel Pereira, que o Palmeiras diz que não libera. Se quiserem, estou disponível.
Bola dentro
Para a diferença entre os jogos do Brasileirão e os dos campeonatos europeus. Dá saudades de quando éramos os melhores do mundo. Eita, sô!