• Home
  • Destaque
  • Brasil está vivendo uma grande janela de oportunidades, diz Mercadante

Brasil está vivendo uma grande janela de oportunidades, diz Mercadante

Durante cerimônia de celebração do centenário da Câmara de Comércio Brasil-Espanha (CCBE), na segunda-feira (24), em Madri, na Espanha, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, defendeu o potencial do Brasil como referência em energia renovável e destacou a economia do país.

“O Brasil, líder na geração de energia renovável, com 89,2% de sua matriz energética limpa é, de longe, o país do G20 em melhores condições para atrair investimentos que cada vez vão exigir mais descarbonização da economia”, afirmou o presidente do BNDES.

Em seu discurso, Mercadante enfatizou como o Brasil pode ser um “ativo” rentável e seguro, ressaltando o crescimento da economia brasileira.

“O Brasil está vivendo uma grande janela de oportunidades. […] O verdadeiro risco do Brasil é você ir para lá e não querer mais voltar”, disse.

A CCBE tem como objetivo promover relações comerciais da Espanha com outras nações. O país europeu é o segundo maior investidor no Brasil, com forte presença nos setores de telecomunicações, seguros, energia e aeroporto.

“Estamos com a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos, 7,4%. Com o maior volume de trabalhadores empregados da história econômica do Brasil, 100 milhões de empregados. Geramos, em um ano e meio, 1,75 mi de trabalhadores com carteira assinada”, apontou Mercadante.

Ele disse que, em média, a renda básica do brasileiro, há 12 meses, cresce a uma taxa de 6,1% e que o Produto Interno Bruto (PIB) já cresceu 0,8% e o investimento 4,1%, contrariando expectativas.

“Havia um ceticismo muito grande no início do governo Lula, a previsão de crescimento era de 0,7% e nós crescemos 2,9%”, comentou.

Mercadante lembrou ainda que o Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos, o segundo maior exportador e o quarto maior produtor de grãos.

“É o primeiro em carne, em soja, é o primeiro em suco de laranja, em café, em açúcar, tem a maior reserva de água doce do planeta, 14%, tem a reserva mais importante florestal que é a Amazônia. É o país da biodiversidade e, por tudo isso, tem um papel na energia, na indústria e na agricultura”, afirmou.

Presente na Cerimônia, o ministro da Indústria e Turismo da Espanha, Jordi Hereu, frisou a relação estratégica entre a Europa e a Ibero-América e explicou que a ligação da Espanha com o Brasil é uma prioridade para o governo.

Entre outras autoridades que participaram da cerimônia, estão a secretária de Estado do Comércio, Xiana Mendez, o embaixador do Brasil naquele país, Orlando Ribeiro, além de empresários, como Christian Gebara, CEO da Vivo, Eduardo Navarro, presidente do Conselho de Administração da Telefônica, Mário Ruiz-Tagle, CEO da Iberdola, e a presidente da CCBE, Trinidad Jimenez.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Saiba como o horário de verão ajuda a reduzir o consumo de energia

O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) recomendou o retorno do horário de verão…

Cruzeiro domina Libertad e encaminha classificação na Sul-Americana

O Cruzeiro bateu o Libertad, no Paraguai, por 2 a 0, e conquistou boa vantagem…

Santos vence após vacilo do Botafogo-SP e cola na liderança da Série B

O Santos venceu o Botafogo-SP, por 1 a 0, em partida válida pela 27ª rodada…