O executivo Ernesto Pousada, CEO da Vibra Energia, destacou os avanços e estratégias da empresa, que se destaca como a maior distribuidora de combustíveis do Brasil e a única presente em todo o território nacional.
Em entrevista à CNN, Pousada falou sobre sustentabilidade, transição energética, e também destacou o posicionamento e ampliação da marca nos mercados nacional e internacional.
“Temos mais de 8 mil postos de combustível da marca Petrobras em todos os estados do Brasil”, destacou o executivo, enfatizando a abrangência da rede que atende cerca de 30 milhões de consumidores.
O executivo também falou sobre a participação no setor de aviação. “Sessenta por cento dos voos que decolam no Brasil são abastecidos pela Vibra”, afirmou Pousada.
Sobre o tema da transição energética, Pousada descreveu a atuação da empresa no mercado de distribuição de combustíveis já produzidos no Brasil.
“Nesse contexto, o etanol, um produto renovável, ganha destaque. Ele já faz parte desse modelo de transição energética”, pontuou, acrescentando que a produção de do combustível a partir do milho está em crescimento.
Energia limpa e investimentos
Durante a entrevista, Pousada destacou a posição do Brasil, que figura como uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, com cerca de 45% de sua energia proveniente de fontes renováveis, em contraste com 15% no mundo desenvolvido.
“O Brasil tem uma matriz energética única, e a Vibra impulsiona ainda mais isso”, ressaltou Pousada.
A empresa destaca o investimento de cerca de R$ 4 bilhões em transição energética, com destaque para a Comerc, uma das maiores geradoras de energia solar do país, na qual a Vibra possui 50% de participação.
A Vibra também investe em biogás e biometano, com uma planta em operação que transforma lixo de aterros sanitários em energia renovável e limpa.
“Um dos pilares da Vibra é oferecer opções de transição energética e descarbonização para nossos clientes”, disse Pousada, mencionando a crescente oferta de soluções para veículos elétricos.
Mercado internacional
O mercado internacional é visto como uma grande oportunidade por Pousada, já que traça planos para o desenvolvimento de um combustível que irá substituir a querosene, utilizada em aeronaves.
“A Vibra já está desenvolvendo a produção de combustível sustentável de aviação, que no futuro substituirá a querosene”, revelou o CEO, destacando o potencial do Brasil para se tornar um líder global na produção e exportação de energia limpa.
Compartilhe: