Uma câmera flagrou o que possivelmente é o início das chamas na Serra da Beleza, em Valença, na noite da última quarta-feira (11). O Corpo de Bombeiros atribui o crime a um homem de moto que, às 18h30min, em um trecho de vegetação do monumento, coloca fogo na mata e vai embora.
O ato criminoso destruiu uma área equivalente a 2.300 campos de futebol de flora nativa. A reserva tem uma extensão total de 6 mil hectares. A Serra da Beleza foi a situação mais crítica em todo estado do Rio. Nesta segunda-feira (16), os bombeiros fizeram o rescaldo. O homem ainda não foi identificado e nem preso.
Uma casa desenhada em 1930 pelo arquiteto Lúcio Costa, que projetou o Plano Piloto de Brasília, foi destruída pelo incêndio criminoso. Ninguém ficou ferido, mas animais morreram. A casa pertence a uma pousada. O fogo destruiu praticamente todo o imóvel, que guardava características originais. De toda a construção, restou apenas um cômodo.
Na Serra da Concórdia, o combate ao incêndio mobilizou uma grande operação, que envolveu o Corpo de Bombeiros, guarda-parques do Parque Estadual Serra da Concórdia, Refúgio de Vida Silvestre e do Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia.