Um caminhão transportando placas de granito, que seguia do Espírito Santo para o Paraná, foi retido na noite de segunda-feira (16) na Via Dutra, em Resende, por estar trafegando com excesso de peso. O veículo foi alvo da Polícia Rodoviária Federal em fiscalização no km 307 e passou por uma balança da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
De acordo com a PRF, o peso total (veículo mais a carga) chegava a 36,6 toneladas – 12,5 a mais do que o estabelecido para o modelo do caminhão.
A PRF explicou que o veículo abordado até no máximo 23 toneladas sem provocar danos no pavimento asfáltico. A equipe verificou ainda que a capacidade máxima de tração indicada pelo fabricante, ou seja, o peso máximo que o veículo pode tracionar sem desenvolver problemas mecânicos e estruturais, é de 32 toneladas. Desta forma, o caminhão também excedia em 4,6 toneladas sua capacidade máxima de tração.
O excesso de peso, além de causar danos ao pavimento das rodovias, podem ocasionar graves acidentes de trânsito. Além das sanções de ordem administrativa, o caso será encaminhado as autoridades judiciárias para apuração e os procedimentos previstos. (Foto: PRF)