Em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde acompanha a preparação da Seleção Brasileira para estrear na Copa América, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, lamentou nesta sexta-feira (21) a morte de Celeste Arantes, a mãe de Pelé.
“Hoje é um dia triste para os fãs do futebol. O Pelé sempre teve um carinho especial pela Dona Celeste, que nos cativava. Dona Celeste foi uma mulher negra que lutou junto com o seu marido para superar os obstáculos e criar uma família com muita honra e dignidade. Gostaria de enviar minhas condolências aos familiares e amigos neste momento de pesar”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Nascida em Três Corações, em Minas Gerais, Dona Celeste Arantes, mãe de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, faleceu aos 101 anos nesta sexta-feira (21), em Santos, no litoral de São Paulo.
A causa da morte ainda não foi divulgada. A CBF reitera os sentimentos e deseja… pic.twitter.com/6a4NYAI5Pc
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) June 21, 2024
Dona Celeste morreu nesta sexta-feira (21), em Santos, cidade onde Edson Arantes do Nascimento, seu filho, fez carreira no futebol jogando no Santos como Pelé.
Ela tinha 101 anos e estava hospitalizada há oito dias, mas não teve a causa da morte confirmada.
Celeste era mãe de três filhos, todos frutos do relacionamento com Dondinho: Pelé, Jair e Maria Lúcia. A única mulher era responsável pelos cuidados com a mãe. O pai de Pelé morreu em 1996.
Celeste era contra a carreira de Pelé no futebol. O pai, Dondinho, teve carreira frustrada no esporte com muitas lesões.
Pelé homenageou a mãe no dia 20 de novembro de 2022. O dia, marcado pela abertura da Copa do Mundo do Catar, coincidiu com o centenário de Celeste.
“Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Compartilho essas fotos com vocês, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe”, escreveu.
-
1 de 6
Mercedes Benz S-280, dada a Pelé por montadora em 1974, em comemoração ao milésimo gol do atleta
Crédito: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO -
2 de 6
Parte de cima do jazigo dourado
Crédito: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO -
3 de 6
Fotos da carreira de Pelé
Crédito: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO -
4 de 6
Camisa da Seleção Brasileira no Mausoléu do Pelé
Crédito: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO -
5 de 6
Edinho mostra estátua do pai no Mausoléu do Pelé
Crédito: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO -
6 de 6
Jazigo dourado e com imagens de momentos marcantes da carreira de Pelé
Crédito: GUILHERME DIONíZIO/ESTADÃO CONTEÚDO
Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, em São Paulo. A mãe, à época, estava acamada e não soube da notícia de imediato.
Em razão do falecimento de Dona Celeste, a CBF determinou que haja um minuto de silêncio em todas as partidas do fim de semana organizadas pela confederação brasileira.
A Seleção Brasileira estreia na Copa América na próxima segunda-feira (24), contra a Costa Rica, no SoFI Stadium, em Inglewood, na região de Los Angeles. No Grupo D ainda estão Paraguai e Colômbia.