Símbolo de dedicação e compromisso com a saúde bucal dos barrenses, o Centro de Especialidades Odontológicas da Secretaria de Saúde de Barra do Piraí conquistou o 6º lugar da apresentação oral na 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/ IdeiaSUS Fiocruz com seu projeto “A regulação e o matriciamento como ferramenta de reorganização da rede de saúde Bucal do município de Barra do Piraí”, e garantiu seu lugar na 20ª edição da Mostra “Brasil, Aqui Tem SUS”.
O setor da Prefeitura de Barra do Piraí concorreu com outras 180 práticas no estado do Rio de Janeiro e, após a classificação e posterior premiação na apresentação oral que ocorreu no último dia 29 de abril, o Centro de Especialidades Odontológicas garantiu uma vaga na Mostra Nacional, que acontecerá em Belo Horizonte dos dias 15 a 18 de junho.
“Neste evento nacional vamos apresentar a nossa prática que pode ser replicada por outros municípios e vamos concorrer com práticas do Brasil inteiro”, destacou a coordenadora Geral de Saúde Bucal de Barra do Piraí, Lívia Mafra, que juntamente com Carina Lemos e Maurício Sassaki, elaborou a prática.
Lívia ainda aproveitou a oportunidade para explicar o projeto e evidenciar sua importância para o município. “Esse trabalho está sendo executado no município desde janeiro de 2025 como uma estratégia de reorganização da rede de saúde bucal, com o objetivo de construir melhores fluxos, garantir a execução dos protocolos e assim melhorar o acesso e a resolutividade dos serviços de saúde bucal, fortalecendo a atenção primária e melhorando a comunicação com os serviços especializados. No SUS a gente tem ferramentas que podem ser implementadas para isso e sem aumento de gastos financeiros, como o matriciamento e a regulação. Esta estratégia também garante a valorização dos profissionais da nossa rede que são capacitados e estão sendo os próprios promotores do matriciamento no município”, declarou a coordenadora do setor.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a estratégia foi implantada em duas especialidades: cirurgia e endodontia. Em janeiro, quando a prática se iniciou, a fila de espera para cirurgia era de 822, e neste mês de maio é de 160 pessoas. Seguindo essa mesma estratégia, a fila de espera para endodontia reduziu de 485 em janeiro para menos de 65 pacientes neste mês.
O secretário de Saúde e vice-prefeito, Cristiano Almeida, enalteceu o trabalho da equipe do Centro de Especialidades Odontológicas, ressaltando o significado do projeto. “Essa premiação se deve ao conjunto de profissionais que, brilhantemente, implementaram esse projeto em Barra do Piraí e apresentaram no congresso para servir de exemplo para todas as cidades do Brasil. Quero parabenizar todos os dentistas e funcionários do Centro de Especialidade Odontológicas. Ações como essa reforçam nosso orgulho de ser barrense. Confie no nosso governo, nós estamos aqui para trabalhar por você, e garanto que esse é só o começo”, finalizou o secretário e vice-prefeito.