Tradicional veículo da capital federal publicou matéria sobre o Centro-Dia Synval Santos, primeiro na América Latina e único do país a ofertar esse tipo de cuidado
O pioneirismo do Centro de Atendimento para Pessoas Idosas com Alzheimer e Familiares – o Centro-Dia Synval Santos –, unidade da rede pública de assistência social de Volta Redonda, foi destaque neste mês no jornal Correio Braziliense – tradicional veículo da capital federal fundado em 1960 e um dos maiores veículos de imprensa do país. O blog Coletivo Filhas da Mãe publicou uma matéria sobre o serviço da prefeitura, gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), e que completou dez anos em 2024.
Escrita pela jornalista, psicanalista e pesquisadora Cosette Castro – uma das autoras do blog (a outra é a jornalista aposentada Ana Castro) –, a postagem cita que o Centro-Dia Synval Santos é o único 100% público do Brasil especializado em pessoas com Alzheimer, e o primeiro desse tipo criado na América Latina.
A publicação conta ainda com uma entrevista realizada com a coordenadora do Centro-Dia, a psicóloga Danielle Freire, que fala um pouco sobre estatísticas em relação ao aumento do número de idosos no país; a importância do cuidado com esse público, principalmente os que possuem o Alzheimer, e com as pessoas que cuidam desses idosos.
Em seu relato, Danielle Freire apresenta também a estrutura do Centro-Dia Synval Santos, cita as atividades desenvolvidas, os benefícios proporcionados, a importância dessa materialização da política pública, além dos prêmios já conquistados pelo Centro-Dia, pelo trabalho realizado.
“Volta Redonda é pioneira em diversas áreas e cuidar da Melhor Idade é um compromisso que assumi e continuo trabalhando todos os dias para que nossos idosos, que tanto fizeram e fazem por nossa cidade, recebam o melhor cuidado possível, assim como seus familiares. Nossa assistência social mais uma vez mostra que Volta Redonda é referência no país”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.
O Blog Coletivo Filhas da Mãe também conta com a colaboração da jornalista aposentada Ana Castro. Confira a matéria completa no link https://blogs.correiobraziliense.com.br/coletivo-filhas-da-mae/2025/02/21/quando-teremos-centros-dia-publicos-para-pessoas-com-demencia-em-todo-brasil/
Foto de Cris Oliveira – Secom/PMVR.