O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (19), não querer “ensinar às crianças coisas erradas” por meio da cultura.
“Sou da turma em que artista, cinema e novela não é para ensinar putaria, é para ensinar cultura e contar histórias e narrativas”, afirmou o mandatário.
A fala ocorreu durante discurso em ato em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Nós só queremos fazer aquilo que se chama arte. Quem não quiser entender o que é arte, dane-se, porque nós queremos muita arte, cultura e disposição das pessoas
Luiz Inácio Lula da Silva
Lula disse que não se pode “ter medo de fazer esse debate”, criticando pessoas que aparecem “falando, gritando e xingando bobagens” sobre cultura.
“A gente vai recolocar pedra sobre pedra nesse país e vamos transformar a cultura (brasileira) em uma indústria poderosa”, disse Lula.
Em seu discurso, Lula disse que o governo “não tem que ser o patrocinador de tudo”, mas tem que ser o “indutor de tudo” na área cultural.
“O governo tem que criar condições para que vocês tenham acesso a fazer as coisas e que os empresários tenham uma postura digna de financiar filmes”, acrescentou.
No evento desta quinta, o governo federal anunciou R$ 200 milhões para coproduções internacionais em 2025, recursos para expansão da Rio Estúdios, entre outras medidas.
Compartilhe: