CMVR aprova projeto que garante o diagnóstico e tratamento a crianças com câncer – Informa Cidade

A Câmara de Volta Redonda aprovou por unanimidade, na quinta-feira (24), o Projeto de Lei nº 22/2045, apresentado pelo vereador Jorge de Oliveira, conhecido como Zoinho. A iniciativa visa garantir que as crianças do município tenham acesso ao diagnóstico e tratamento oncológico sem a necessidade de se deslocar para fora da cidade, evitando as dificuldades que as famílias enfrentam ao viajar longas distâncias em busca de cuidados médicos.

A proposta estabelece um convênio de cooperação entre o Estado do Rio de Janeiro, o município e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFoa), através do Hospital da Fundação Oswaldo Aranha (H.FOA), para o atendimento a pacientes com câncer infantojuvenil.

De acordo com o texto do projeto, as crianças terão acesso a tratamento especializado de alta qualidade sem a necessidade de deslocamento para outras regiões, aumentando as chances de sucesso do tratamento e contribuindo para a redução da morbidade e mortalidade infantil. O acesso a tratamentos oncológicos adequados pode diminuir significativamente as taxas de mortalidade associadas ao câncer em crianças.

Zoinho destacou que, com a oferta de tratamento oncológico infantojuvenil no município, as famílias terão suporte mais próximo e constante, reduzindo o estresse e o impacto financeiro relacionado às viagens para tratamentos em outras localidades. “Muitas mães têm que sair de madrugada de casa e se deslocar para a capital ou até mesmo para outros estados. Após enfrentar um tratamento doloroso com seus filhos, retornam a Volta Redonda. Esse processo é extremamente difícil. O tratamento perto de casa contribuirá para amenizar o sofrimento das famílias, oferecendo mais conforto e qualidade de vida ao paciente, além de aumentar as chances de diagnósticos precoces e maior possibilidade de cura”, ressaltou.

O vereador acrescentou que conversou com o prefeito Neto, que já entrou em contato com o presidente do UniFoa, Eduardo Prado. “Eles me garantiram que assim que a lei for sancionada, as adequações no H.FOA para atender esses pacientes serão iniciadas”, afirmou.

A iniciativa também inclui campanhas de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer infantil, promovendo maior vigilância e detecção da doença. Além disso, essa parceria pode contribuir para a capacitação continuada dos profissionais de saúde, elevando a qualidade do atendimento médico em Volta Redonda.



Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia