• Home
  • Política
  • CNJ autoriza emissão gratuita de certidões de nascimento, casamento e óbito no RS

CNJ autoriza emissão gratuita de certidões de nascimento, casamento e óbito no RS

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou os cartórios de registro civil do Rio Grande do Sul a emitir, de forma gratuita, certidões de nascimento, casamento e óbito até o fim de junho.

A decisão é do corregedor-nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, nesta terça-feira (11), e vai beneficiar quem perdeu documentos nas enchentes no estado.

O pedido foi feito pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). O órgão vai promover a ação chamada “Central Cidadania” para atender a população.

Conforme Salomão, a iniciativa é de “grande relevância para a reconstrução das vidas atingidas pela tragédia, uma vez que a documentação básica é requisito fundamental para a obtenção de benefícios sociais e o cadastro nos programas mantidos pelo Poder Executivo”.

“A catástrofe climática que atingiu o estado do Rio Grande do Sul causou dezenas de mortes e afetou a vida de milhares de pessoas. Para além das vidas ceifadas e dos prejuízos materiais, outra consequência da tragédia é a perda ou destruição de documentos importantes, como carteiras de identidade, CPFs e certidões de registros de nascimento e casamento”, afirmou o corregedor.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Bolsonaro pode ser preso? Saiba tamanho da pena máxima em caso de condenação

Indiciado pela Polícia Federal (PF) pela terceira vez na quinta-feira (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro…

Brasileirão: Fluminense leva virada do Fortaleza, mas arranca empate no fim

Fluminense e Fortaleza ficaram no empate, por 2 a 2, em pleno Maracanã, em jogo…

Itatiaia: Kaio do Diogo Balieiro tem contas aprovadas pela Justiça Eleitoral

Kaio e sua vice serão diplomados no dia 18 de dezembro Prefeito eleito de Itatiaia…