Três novos espaços para a prática esportiva recém-reformados foram inaugurados nesta terça-feira (21) em Volta Redonda. Eles compõem o Complexo Esportivo de Proximidade, anexo à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), na Ilha São João. O local recebeu o nome do radialista Uiara Araújo, ícone da comunicação no Sul Fluminense, que faleceu em março deste ano. O complexo é composto por três quadras poliesportivas que foram nomeadas com homenagens póstumas ao guarda municipal Cleveci Alves, ao morador Eloísio Rodrigues de Toledo e ao jornalista José Roberto de Almeida Mendonça.
Durante a cerimônia, o prefeito Antonio Francisco Neto agradeceu a permissão de familiares em poder homenageá-los e parabenizou a iniciativa do secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
“Muito obrigado a vocês, familiares, por permitir essa homenagem a essas pessoas que tanto ajudaram Volta Redonda. Ninguém chega aonde eles chegaram sozinho e temos muito a agradecer. Parabenizar também o (secretário) Henrique pela iniciativa de homenageá-los. O Henrique é referência no que faz e tem mantido o compromisso de fazer Volta Redonda a cidade mais segura do país”, disse Neto.
*Proximidade com a população*
O secretário da Semop, Luiz Henrique Monteiro Barbosa, destacou que o novo espaço surge com o olhar sensível do prefeito Neto de incentivar a prática esportiva e valorizar a segurança pública, além de fortalecer uma política de proximidade dos órgãos de segurança do município com a população de Volta Redonda.
“As quadras serão abertas à comunidade. Todos aqueles que queiram frequentar poderão. Teremos aqui nesses espaços atividades esportivas para atrair e gerar proximidade com a população de Volta Redonda. Além de favorecermos a prática esportiva, queremos incentivar bons valores. Através desse contato, queremos aliados, ou seja, pessoas que confiem nos órgãos de segurança pública do município, se tornando colaboradores do nosso trabalho. Não existe sucesso na segurança pública sem a participação da sociedade. Com o apoio do cidadão de bem vamos fazer Volta Redonda uma cidade ainda mais segura”, enfatizou.
Após a inauguração, houve apresentações de capoeira com grupos de idosos e jogos de basquete, futsal com jovens e crianças, além de beach tennis na quadra de areia.
A cerimônia contou com a presença de familiares dos homenageados, secretários municipais, do vereador Paulinho AP e representantes das polícias Federal, Militar, Civil, Guarda Municipal e Defesa Civil de Volta Redonda.
*Homenageados*
– Cleveci Alves trabalhou como guarda municipal por 30 anos em Volta Redonda, era descrito por amigos e familiares como “uma pessoa muito família”. Apaixonado por futebol, Cleveci costumava se aventurar em jogos amadores e sua posição era goleiro. Faleceu em janeiro de 2023 aos 54 anos.
– Eloísio Rodrigues de Toledo foi um grande entusiasta do esporte na região. Morou por mais de 30 anos em Volta Redonda, onde quase que diariamente jogava partidas de basquete na quadra da Ilha São João. Acreditava na força do esporte como instrumento de inclusão e transformação social. Faleceu em abril de 2016.
– José Roberto de Almeida Mendonça foi jornalista com mais de 40 anos de carreira. Ganhou notoriedade em rádios da região e deixou um legado àqueles que estão em atividade e também aos que pretendem seguir carreira no Jornalismo. Gentil, educado e sempre disposto a ajudar o próximo, ganhou o apelido dos colegas de profissão de o “Gente Fina”. Faleceu em setembro de 2023.
– Uiara Araújo Vieira foi um ícone da comunicação no Sul Fluminense e que ajudou a contar a história de Volta Redonda através das ondas do rádio, além de ter demonstrado também o seu grande talento na mídia impressa e televisiva. Uiara era sinônimo de alegria, informação e futebol, transformando sua voz na emoção das torcidas, além de abrilhantar os grandes eventos da cidade. Faleceu em março de 2024.
Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.